domingo, 18 de outubro de 2020

Novo decreto não terá avanço na retomada de atividades e restrição será maior nos municípios com aumento de casos de Covid 19

O Decreto Estadual, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (19), terá recomendações de restrição maior nos municípios onde está ocorrendo aumento de casos de Covid-19. O governador Camilo Santana anunciou em suas redes sociais a adoção desta e de outras medidas na tarde deste sábado (17), após participar, de forma remota, de reunião com o Comitê que delibera sobre as ações relativas à pandemia do coronavírus, constituído por representantes de todos os Poderes.

De acordo com Camilo Santana, após análises dos dados e informações apresentados por especialistas da equipe de saúde, ficou estabelecido que não haverá qualquer avanço no Plano de Reabertura, pela segunda semana. Isso, conforme afirmou, faz-se necessário por conta dos indicadores que apontam aumento de casos em algumas áreas, ainda que os números gerais no Estado estejam em queda. “Os órgãos estaduais de fiscalização deverão reforçar as ações, o que seria muito importante ser feito também pelos órgãos municipais em todo o Ceará”, alertou o governador. “Continuaremos agindo sempre com toda prudência e responsabilidade para que não haja retrocesso no Plano de Reabertura. Superar esse desafio depende das ações e esforços de todos nós”.

Aeroporto

Em virtude do aumento de casos de Covid-19 na Europa e Estados Unidos, o Governo do Ceará enviou ofícios ao Governo Federal, destinados ao Ministério da Infraestrutura, Anac e Anvisa, solicitando reforço nas ações de controle sanitário no Aeroporto de Fortaleza, especialmente em relação aos voos internacionais. “O pedido a esses órgãos deve-se ao fato do aeroporto ser um espaço de controle federal”, observou o governador, informando que toda a estrutura do Governo do Estado está à disposição para o que for necessário nessas ações que visam a proteção da população cearense.

Campanha eleitoral

Ainda durante a reunião com o Comitê o governador Camilo Santana comunicou também ter enviado ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral solicitando providências, no âmbito de sua competência institucional, para prevenir e fazer cessar ações praticadas no contexto da campanha eleitoral de 2020.

Desde quando começaram os movimentos de campanha eleitoral deste ano não raramente são observadas atitudes em desacordo com as regras sanitárias estabelecidas para segurança da população contra a Covid-19, previstas nos decretos estaduais. “Tenho visto imagens absurdas de desrespeito às normas sanitárias em alguns atos de campanha, o que estaria provocando aumento de casos em alguns municípios”, falou o governador, demonstrando preocupação.