segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Dia de celebrar os pequenos negócios


Por Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE

5 de outubro é o Dia da Micro e Pequena Empresa. Momento de celebração e reconhecimento destes mais de 17 milhões de brasileiros que diariamente superam adversidades e seguem em frente colaborando com o desenvolvimento do Brasil, gerando emprego e renda em todo o território nacional.

Não é diferente no Ceará. 94% das empresas formalizadas no estado são pequenos negócios, que contribuem para movimentar a economia dos 184 municípios cearenses.

Comemorar o dia dos pequenos negócios, em especial no Ceará, é destacar também o Sebrae. Organização que a mais de quatro décadas coopera com milhares que buscam no empreendedorismo oportunidades de melhorar de vida, gerar emprego, renda, garantindo assim o sustento de inúmeras famílias

Muitos empreendedores encontram no Sebrae o jeito adequado de transformar suas ideias em negócios, realizar sonhos. É lá também que os empreendedores buscam orientação, capacitação, qualificação e apoio para continuar gerindo seus negócios e tornando-os cada vez mais sustentáveis.

Mesmo no momento mais difícil da pandemia, o Sebrae prosseguiu ao lado dos empreendedores ativamente. A organização adaptou-se às restrições de funcionamento e passou a oferecer seus produtos e serviços de forma 100% online para garantir aos empreendedores o apoio necessário relativo ao enfrentamento e superação dos desafios causados pela pandemia.

Agora, visando contribuir ainda mais com o esforço de retomada socioeconômica dos pequenos negócios, o Sebrae/CE lança o programa REVITA, iniciativa que integra um conjunto de soluções com o intuito de auxiliar os micro e pequenos empresários a alcançarem as metas das empresas e torná-las mais competitivas, empregando ferramentas de gestão, finanças, marketing e inovação baseado na necessidade e potencial de cada negócio.

Tudo isso para fortalecer e consolidar mais ainda os pequenos negócios como sujeitos políticos e socioeconômicos que movem a economia brasileira e cearense.

Parabéns a todas e todos empreendedores!

Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista, mestre em planejamento urbano e regional