terça-feira, 8 de setembro de 2020

Rede de agricultores e agricultoras lança instituto de certificação orgânica no Ceará


Criar a Associação EcoCeará de Certificação Participativa. Este é o principal objetivo da Assembleia que reúne agricultores(as) agroecológicos e suas famílias, além de técnicos, participantes de cooperativas e do Terceiro Setor, bem como consumidores(as) de produtos orgânicos de todo estado do Ceará, nesta quarta-feira, 9 de setembro, a partir das 13:30h.

O evento vai acontecer extraordinariamente por meio de videoconferência transmitida ao vivo e tratará da aprovação do Estatuto Social e da eleição da Diretoria do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade - Opac, a ser criado na ocasião. A nova entidade visa fortalecer a agricultura familiar e a certificação orgânica participativa de grupos, núcleos e agroindústrias da Rede EcoCeará.

Credibilidade para quem planta e para quem come

Sobre esta experiência, a agricultora Antônia Alves Souza, conhecida como Dita, presidenta da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar Biocombustível do Estado do Ceará - Cooperbio, filiada à União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária - Unicafes, afirmou que a iniciativa atende a uma demanda histórica de agricultores e agricultoras familiares do estado e que ganhou impulso quando aconteceu o Organic Food Festival, em 2019.

“A gente sempre se deparou com dificuldades em comercializar além das feiras locais, quando tínhamos que expor em shoppings na capital ou para negócios com as redes de supermercados”, relembra D. Antônia. Embora já houvesse uma produção orgânica e até alimentos processados na agroindústria, não havia como comprovar a origem e a veracidade da composição, por exemplo, livre de defensivos químicos.”

Para ela, o significado da Certificadora é uma conquista histórica e uma forma de organização viável para pequenos e médios proprietários, conferindo credibilidade aos produtos orgânicos ou agroecológicos. “O agricultor e a agricultora com suas famílias já produzem, de forma consciente, alimentos sem agredir o meio ambiente e a própria saúde de quem planta e os consome. Agora, chegam as credenciais que agregam valor a estes produtos, abrindo mercados, gerando renda e sustentabilidade para todo mundo que participa”, conclui Dita.

Serviço:

Assembleia de constituição da Associação EcoCeará de Certificação Participativa
Data: 09/09/2020
Horário: 13h30 – 17h00
Transmissão ao vivo: https://www.facebook.com/redeecoceara/

Programação:

13h30 - Abertura Institucional
14h30 - Apresentação / Discussão /Aprovação do Estatuto
Eleição da diretoria da EcoCeará

https://youtu.be/YAQkobYIGNI
https://youtu.be/JYpZI4ujbM8

Saiba mais:

A Rede EcoCeará, fundada em 2017, é integrada por agricultores e agricultoras, consumidores, e organizações, unidos pela promoção da agricultura agroecológica no estado http://www.ecoceara.com.br/