terça-feira, 29 de setembro de 2020

Prefeitura de Fortaleza inaugura IJF 2 , nesta terça feira, 29


O prefeito Roberto Cláudio inaugura, junto com o governador Camilo Santana, nesta terça-feira, 29, às nove horas, as novas instalações do IJF 2.

Com a concretização do projeto de ampliação de suas áreas de atendimento, o Instituto Doutor José Frota (IJF), unidade da rede de assistência em saúde da Prefeitura de Fortaleza, referência no socorro aos traumas e lesões de alta complexidade, se consolida como um dos maiores hospitais do País.

A unidade passa a contar com o total de 664 leitos para o tratamento de crianças, adultos e idosos vítimas de quedas, queimaduras, intoxicações agudas, ocorrências de trânsito e outros acidentes graves.

O edifício da torre dois do hospital recebe o nome do Dr. Juraci Magalhães, em homenagem ao ex-prefeito de Fortaleza, idealizador da construção do prédio principal e da primeira grande expansão dos serviços do complexo hospitalar, no início da década de 1990.

O IJF 2 foi construído em parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado do Ceará e possui 13.237m² de área construída, contando com cinco pavimentos e é interligado à unidade principal do IJF por meio de passarelas.

Uma área de convivência para usuários e profissionais do hospital também foi construída entre os dois prédios, principalmente, para o benefício dos pacientes, que muitas vezes precisam passar por longos períodos de tratamento.

A partir desta terça-feira, com o IJF 2 conta com um total de 203 leitos, sendo 47 deles prioritários para idosos e 24 na Ala de Pediatria. Com as novas instalações, o hospital passou de 33 para 63 em número de leitos de UTIs e de 11 para 20 salas de cirurgia, além 24 leitos para recuperação pós-anestésica, permitindo a realização de até 1.700 procedimentos cirúrgicos por mês.

O IJF 2, também, contará com os serviços de diagnóstico por Ressonância Magnética, o primeiro da rede municipal de saúde, e de Hemodinâmica, de importante relevância no tratamento das vítimas de lesões vasculares graves, que já seguem em fase de instalação.

Novos Servidores

A Prefeitura de Fortaleza também tem investido no reforço do quadro de funcionários do hospital e, por meio da Direção do Instituto Doutor José Frota (IJF) e da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), assegurou a nomeação de novos servidores para os quadros clínicos, em cargos de nível médio e superior, todos por meio de concursos públicos.

Foram contratados na atual gestão, mais de 1.500 médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas tomaram posse e já estão em atuação nas diversas áreas clínicas do complexo. Também, seguem em andamento os processos para a realização de novas seleções, para admissão de profissionais de outras categorias, como as de fonoaudiólogo, especialista em microcirurgia e psiquiatra.

Novas Tecnologias em Saúde

O IJF tem acompanhado o avanço das tecnologias para o diagnóstico e tratamento dos pacientes vítimas de traumas, com a instalação de equipamentos modernos e a atualização de protocolos clínicos, como a aquisição de Novos Tomógrafos, dos Sistemas de Recuperação Intraoperatória de Sangue, Equipamentos de Ultrasonografia, Ventiladores Mecânicos, Monitores Multiparâmetros, a Modernização da Central de Esterilização de Material, dos Sistemas de Realização de Hemodiálise à Beira do Leito, insumos especiais para o tratamento de feridas, além de processos e rotinas para a promoção da segurança hospitalar dos pacientes e profissionais.