sábado, 19 de setembro de 2020

Observatório da Indústria da FIEC recebe visita do empresário Ivens Dias Branco Júnior


"Estou muito impressionado com esta ferramenta magnífica! Eu não sabia que isto existia no Brasil, muito menos aqui no Ceará. É um trabalho que dignifica e orgulha a todos os cearenses". Com esta fala entusiasmada, o empresário Ivens Dias Branco Júnior descreveu o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Ele foi recepcionado na manhã desta sexta-feira (18/9) pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, para conhecer o equipamento. "Fizemos investimentos de mais de U$2 milhões porque acreditamos que não há futuro sem informação. Estes dados são dos industriais, queremos que eles se apropriem e se utilizem deste conhecimento para tomar decisões que contribuam com o desenvolvimento do Ceará", afirmou o presidente.

Durante a visita, o diretor de inovação da FIEC e líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, acompanhado do gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou o trabalho desenvolvido no âmbito da geração, uso e disseminação de dados. "Temos dados captados automaticamente de mais de trinta fontes diferentes, que são cruzados e organizados em dashboards", explicou Sampaio Filho. "Esses painéis de informação podem ser personalizados, gerando soluções sob medida, de acordo com o interesse do industrial", acrescentou Muchale.

"A visão vanguardista desta iniciativa é muito importante. Isso não é custo, é investimento. Com certeza iremos procurar o Observatório da Indústria da FIEC para obter informações relevantes para nossos projetos daqui para frente", afirmou Ivens Dias Branco Júnior ao final da apresentação.

O Observatório da Indústria apoia-se na criação e aplicação de uma estratégia de inteligência competitiva, incluindo uma plataforma com oferta de informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, disponibilizadas de forma visualmente atrativas, acessadas mesmo remotamente, agilizando e otimizando tomadas de decisão.

A visita foi prestigiada pelo diretores da FIEC, Chico Esteves e Edgar Gadelha; pelo superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; pela superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez; pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; pela superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; e pela gerente do Centro Internacional de Negócios, Karina Frota.

O encontro foi finalizado na nova instalação do Centro Internacional de Negócios da FIEC, que será inaugurada no próximo dia 24/9, em solenidade para convidados.