terça-feira, 22 de setembro de 2020

Fortaleza fica em 1º lugar no Índice Comparativo de Gestão Municipal no Ceará


Fortaleza alcançou a primeira colocação no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), publicado pelo Anuário do Ceará 2020-2021, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). 

A ferramenta avaliou o exercício administrativo dos municípios cearenses e realizou a análise comparativa das gestões municipais cearenses, tomando por base cinco referências: eficiência, gestão fiscal, planejamento, transparência e resultado. 

Essas dimensões são normalmente utilizadas na formulação de índices objetivando avaliar o desempenho da gestão pública dos municípios. A cidade de Fortaleza obteve o melhor índice geral (0,70498), seguida por Aquiraz (0, 64435) e São Gonçalo de Amarante (0,63211). 

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (Sepog), Philipe Nottingham, elenca algumas diretrizes e ações por trás do bom desempenho do ICGM: a gestão fiscal compartilhada entre diferentes órgãos, com supervisão direta do prefeito, por meio do Comitê de Gestão por Resultado e Gestão Fiscal (Coggerfor); a criação de redes corporativas, reunindo servidores de áreas específicas que trabalham em diferentes órgãos, como a própria Rede de Planejamento, padronizando processos, otimizando fluxos e compartilhando agendas estratégicas; o modelo de Gestão por Resultado; e o compromisso com o equilíbrio fiscal do Município.  

“Isto é resultado, principalmente, do trabalho liderado pelo Cogerffor, que acompanha sistematicamente toda gestão fiscal e por resultado do Município, mas vai além, tem muitas ramificações por toda a Administração. Foi uma decisão do prefeito Roberto Cláudio, ainda lá no início da gestão, em 2013, de trabalhar com metodologia e técnica todo o planejamento e a gestão. É gratificante caminhar para a conclusão de sua gestão com isso tão bem consolidado no Município”, reforça Philipe, também membro do Cogerffor.  

Para o prefeito Roberto Claudio, “liderar o ranking de gestão municipal , ao mesmo tempo em que reconhece todo o trabalho realizado pelo Município de Fortaleza, faz recair sobre a gestão a responsabilidade de se manter nesse grau de excelência de gestão porque é a melhor maneira de prestar serviços à nossa população”, afirmou.

Esta é a terceira edição do ICGM e a primeira primeira vez que Fortaleza fica na primeira colocação. O bom resultado coloca a Capital como a maior expoente em gestão pública no Ceará e possibilita que o bom trabalho desenvolvido pela gestão Roberto Cláudio possa se tornar parâmetro, além de servir de referência de boa prática aos municípios cearenses.  

O Índice Comparativo de Gestão Municipal é fruto de convênio entre o Anuário do Ceará e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), do Governo do Estado. 

O Anuário do Ceará 2020/2021 foi lançado oficialmente na noite desta segunda-feira (21.09), durante transmissão por meio de uma live coordenada pelo jornalista Jocélio Leal, editor chefe do Anuário do Ceará, e de que participaram, além do prefeito Roberto Cláudio, o governador Camilo Santana, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo, a presidente do Sistema O Povo de Comunicação, Luciana Dummar, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante.