segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Startup Mememoria ganha na categoria inovação e seu CEO é o empreendedor digital do ano


A Associação Nacional das Startups elegeu nesse ano de 2020, na categoria Inovação, como empreendedor digital do ano, o Professor Machidovel Trigueiro Filho, pela sua ideia contida na Startup Mememoria, ligada à preservação digital de memórias pessoais e aplicada aos cemitérios.

Na fase final, o professor concorreu, individualmente, com outros 87 empreendedores digitais do Brasil, escolhidos por suas ideias inovadores contidas nas Startups. A ideia do professor foi de eternizar digitalmente as memórias em vida, tendo o próprio usuário como interlocutor da sua história. Gerações futuras terão acesso a sua história.

“Fale para o neto do seu neto” foi o slogan da campanha da empresa. Segundo ele, hoje a tecnologia permite que as pessoas vivam para sempre na memória, permitindo que seus “futuros descendentes” conheçam melhor seus “antepassados de hoje”. Esse ano, em virtude da pandemia, excepcionalmente, a premiação será entregue no mês de novembro, em São Paulo, na sede da nossa Associação.

Currículo do premiado

MACHIDOVEL TRIGUEIRO FILHO, PhD em Direito

Advoga há mais de 20 anos na área empresarial e mais recentemente atuando fortemente em Direito Digital. Pesquisador na de Direito das Startups e Inteligência Artificial. Doutor e Pós Doutor em Direito na USP-SP. Professor da Faculdade de Direito da UFC. Procurador do Município. Está licenciado de ambos os cargos.

Atualmente é professor na Flórida Internacional University e pesquisador na Universidade de Stanford, nos EUA. Veio residir nos Estados Unidos em meados de 2019.

Graduou-se em Direito em 1999 pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com a distinção acadêmica “Magna Cun Laude”. Ex funcionário do Banco do Brasil.

Em seu período no exterior, foi bolsista e pesquisador do CNPQ. Foi aprovado em diversos concursos públicos no Brasil. Ensinou nos Programas de Pós-Graduações da UECE, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade do Distrito Federal- Brasília (AEUDF), Escola Superior da Magistratura (ESMEC) e Escola Superior do Ministério Público (EMP), entre outras, além de ter ministrado palestras em diversos órgãos públicos e inúmeras instituições de ensino pelo Brasil, com participação ainda em diversos simpósios e seminários pelo Brasil e exterior em temas relacionados ao Direito, a Economia e ao Empreendedorismo Digital.

Participa como membro vários institutos ligados ao Direito e as Startups, tais como a Associação Brasileira de Startups – ABStartups, Associação de Startups e Empreendedores Digitais – ASTEPS, Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs- AB2L, entre outras. Integra também a Comissão Especial de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito da OAB de São Paulo e o Conselho Editorial da Revista de Teorias e Filosofias do Estado, ligado a USP, como membro efetivo.

É consultor externo da Comissão de Direito da Tecnologia e Informação da OAB-Ce. Possui Mestrado e Doutorado em Direito no exterior. Tem também formação em Economia, mestrado no CAEN-UFC e especialização em Finanças Internacionais pelo IBMEC – Rio de Janeiro, havendo sido orientado na época pelo atual ministro da Economia, Paulo Guedes.

Com vasta produção intelectual e acadêmica, escreveu inúmeros artigos científicos e oito livros, sendo os dois últimos sobre Direito das Startups e Empreendedorismo Digital, área que hoje se dedica nos Estados Unidos.

Possui marcas e patentes registradas no Brasil, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI e está em fase de registro de um invento, uma aplicativo (programa) vinculado a uma Startups ligado a Cemitérios e Memórias.

Foi agraciado no Brasil com o Prêmio Empreendedor Digital do ano de 2020, pela Associação Nacional das Startups, na categoria INOVAÇÃO, por sua ideia e o conjunto de tecnologias de memórias aplicado na sua Startup. É apreciador das plantas e dos animais e encontra-se envolvido em atividades de filantropia, na manutenção de um orfanato de crianças e ajuda aos asilos de idosos.