domingo, 16 de agosto de 2020

Roberto Cláudio entregará o primeiro Hospital da Criança da história de Fortaleza, nesta terça-feira, 18


A partir de terça-feira (18), as crianças que precisem de atendimento hospitalar na rede pública poderão ser recebidas no Hospital da Criança de Fortaleza, no bairro Henrique Jorge. O atendimento será de urgência e emergência 24 horas em clínica pediátrica.

O equipamento, composto por dois pavimentos, térreo e superior, substituirá o Hospital Infantil de Fortaleza e aumentará de 45 para 104 o número de leitos pediátricos no Município. Os leitos serão divididos entre terapia intensiva e leitos de observação.

O Hospital da Criança vai viabilizar, também, o aumento da capacidade instalada de internamento, passando de 150 para 550 internações. A unidade integrará um complexo de saúde junto a uma policlínica de exames e consultas e ao Hospital da Mulher, no bairro Jóquei Clube.

Perspectiva de eficiência de recursos
Por ser vizinho ao Hospital da Mulher, o Hospital da Criança de Fortaleza dividirá algumas estruturas possibilitando mais eficiência e economia ao seu funcionamento em áreas compartilhadas, como as de esterilização, lavagem de roupas, central de custos básica, central de imagens e centro cirúrgico, afirma a Prefeitura de Fortaleza.

O novo hospital, cuja construção foi anunciada há dois anos, teve uma ordem investimento em R$ 15 milhões e possui 4.298 m² de área, conforme dados da gestão. Está prevista ainda a oferta de espaços de acolhimento humanizado com brinquedoteca, cinema, salão de beleza e um pequeno playground.

Além dos atendimentos em clínica pediátrica, o hospital atenderá a demanda de pequenos procedimentos cirúrgicos, sala de estabilização e tratamento semi-intensivo, garantindo, mensalmente, cerca de 6.600 atendimentos clínicos e 575 procedimentos em otorrino, traumatologia e cirurgia pediátrica.