domingo, 16 de agosto de 2020

Bolsonaro acredita que avaliação positiva do governo é melhor que a divulgada pelo Datafolha, inclusive, no Nordeste


Nas conversas que manteve com auxiliares, o presidente Jair Bolsonaro não escondeu a de satisfação com os números da pesquisa Datafolha, que mostram melhora substancial da aprovação do governo. Ele acredita que o apoio é ainda maior do que o revelado pelo levantamento.

Bolsonaro avalia que, por ter sido realizada por telefone, a pesquisa do Datafolha pode ter sido prejudicada, sobretudo no Nordeste, onde a aprovação do presidente saltou 13 pontos percentuais entre dezembro do ano passado e agosto de 2020.

No geral, a pesquisa Datafolha aponta que, de junho para agosto, a avaliação de bom e ótimo do governo passou de 32% para 35%. No mesmo período, os que consideram o governo ruim ou péssimo caíram de 44% para 34%. Outro ponto: a aprovação pessoal de Bolsonaro subiu de 23% para 27%.

Nas análises feitas pelo Planalto, a força do auxílio emergencial de R$ 600 foi mais forte do que todos os números ruins da pandemia do novo coronavírus. Isso mostra que o governo está no caminho certo ao se preocupar com a parte mais sensível do corpo humano, o bolso.