segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Roberto Cláudio e governador Camilo Santana entregam Hospital da Criança de Fortaleza

Nova unidade de saúde amplia em 266% a capacidade de internamento pediátrico no Município, que passará de 150 para 550 internações por mês

Na manhã desta segunda-feira (17/08), o prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana entregaram o Hospital da Criança de Fortaleza. O equipamento municipal, voltado exclusivamente ao atendimento pediátrico clínico e cirúrgico, dispõe de pronto atendimento e salas de observação com consultórios, e irá funcionar 24 horas, ampliando a assistência à saúde para as crianças da Capital.

“A partir de agora, passamos a contar com este novo hospital pediátrico. Nele, temos pronto atendimento 24 horas, além de assistência a casos de doenças clínicas e, eventualmente, cirurgias eletivas, que muitas vezes são típicas da pediatria, passando a ser mais uma alternativa para reduzir filas e qualificar este tipo de serviço na Cidade”, declarou Roberto Cláudio.

O novo equipamento de saúde possui 4.298 m² e conta com 104 leitos, entre leitos de internação e de observação, atendimento de urgência e emergência e sala de estabilização. O novo hospital tem, ainda, sala lúdica com cinema, salão de beleza, brinquedoteca e playground, sendo parte do complexo de saúde, no qual estão também o Hospital da Mulher e a Policlínica Dr. Lusmar Veras.

A expectativa é que a unidade realize cerca de 6.600 atendimentos mensais e 400 procedimentos cirúrgicos/mês nas áreas de otorrinolaringologia, traumatologia e cirurgia geral pediátrica. Além disso, amplia em 266% a capacidade de internamento pediátrico no Município, que passará de 150 para 550 internações por mês.

“Com o Hospital da Criança, conseguimos ampliar o número de leitos e adequar o perfil assistencial à real necessidade da população pediátrica, que vem mudando radicalmente nas últimas três décadas. Aqui, temos um hospital direcionado prioritariamente para o tratamento de patologias cirúrgicas, tanto gerais quanto programadas”, destacou Joana Maciel, secretária da Saúde de Fortaleza, ressaltando que o equipamento permitirá que a Atenção Secundária Pediátrica da Capital seja reestruturada.

A nova unidade conta com a parceria do Governo do Estado, que disponibilizou parte dos equipamentos hospitalares, visando promover mais saúde e bem-estar às crianças fortalezenses. “Este é um dia muito especial. Cuidar de crianças é cuidar das futuras gerações da Cidade. Quero registrar a sensibilidade do prefeito Roberto Cláudio, pois este equipamento será um braço importante das ações que são feitas em parceria na área pediátrica”, afirmou o governador Camilo Santana.

Além de complementar a rede de assistência municipal, o Hospital da Criança de Fortaleza irá contar com novos profissionais e com parte da equipe médica e assistencial do antigo Hospital Infantil localizado na Parangaba e que será extinto, possibilitando um atendimento humanizado e familiar.