terça-feira, 11 de agosto de 2020

Prefeitura finaliza a quinta etapa da entrega dos kits de alimentação aos alunos da Rede Municipal


A Prefeitura de Fortaleza finalizou, na última sexta-feira (07/08), por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), a quinta etapa da distribuição de kits de alimentação aos 231 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação tem o objetivo de complementar a alimentação dos estudantes durante o período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Somando-se ao quantitativo das demais entregas, realizadas entre março e julho, o Município já beneficiou as famílias dos estudantes com cerca 11.500 toneladas de alimentos e 11.088.000 unidades de ovos. Os kits serão entregues aos alunos enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. O benefício individual é assegurado a todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando creches conveniadas, Centros de Educação Infantil e escolas.

A exemplo do que ocorreu nas etapas anteriores, a distribuição dos kits aconteceu nas unidades escolares, obedecendo um cronograma. A direção da escola entra em contato com as famílias para informar quando os alimentos estarão disponíveis para retirada. A entrega começa pelos alunos da Educação Infantil.

Assim como nas demais etapas, medidas de segurança e higiene são tomadas no processo de entrega. Ao chegar na unidade, os pais receberam orientações para higienizar as mãos e respeitar o distanciamento entre as pessoas. Os mesmos cuidados foram adotados pelos profissionais da Educação envolvidos na ação.

Os gêneros alimentícios ofertam carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, que colaboram com a imunidade dos alunos. Deste modo, o responsável por cada aluno recebeu o kit composto por 1 caixa com 12 ovos, 1kg de açúcar, 2kg de arroz branco, 1 pacote de macarrão espaguete, 1 pacote de biscoito, 1kg de feijão, 1 garrafa de óleo de soja, 1kg de sal, 1kg de farinha de mandioca e 1 pacote de farinha de milho.

A aquisição dos kits de alimentação é realizada a partir de recursos municipais e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A distribuição faz parte da campanha “Educação pela vida: coronavírus não”, que tem o intuito de contribuir com a disseminação de informações e orientações para os alunos da Rede Municipal Ensino e seus familiares, envolvendo a comunidade escolar de uma forma geral.