quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Prefeito Roberto Cláudio assina ordem de serviços para a criação do Parque Riacho Maceió


O prefeito Roberto Cláudio assina, nesta quinta-feira (13/08), às 9h30, a ordem de serviço para o início das obras de urbanização do Parque Riacho Maceió, na Varjota. 
Com cerca de 53 mil m² de área verde, o Riacho Maceió passará a contar com mais de 97 mil m² de área urbanizada, com a construção de novos espaços que vão promover mais diversão, bem estar e lazer, em total harmonia com a natureza.  
O projeto prevê a criação de espaços de convivência e amplo calçadão com pista de cooper e ciclofaixa em todo o seu entorno. O novo parque será, também, um polo de lazer com equipamentos que estimulam a prática de diversas atividades físicas, coletivas e individuais, com a instalação de academias ao ar livre, quadra poliesportiva, quadras de vôlei de praia, pista de skate, mesa de ping pong, espiribol e espaço para a prática de parkour.
A região ganhará pequenas praças com espaços multiuso, cachorródromo, parque infantil, food park com vagas para trailers estilo food truck e jardins gramados para piqueniques. Serão realizados, ainda, serviços de reforma de áreas já existentes como a restauração do oratório de Nossa Senhora das Graças e o muro de contenção do riacho, que passará por reforço em toda a sua estrutura, auxiliando no ordenamento do curso do manancial ao longo de todo o parque.
A urbanização do Parque Riacho Maceió está orçada em cerca de R$ 20 milhões, e as obras terão duração de 18 meses.

Drenagem e tratamento da água 
Com a preocupação de eliminar fontes poluidoras o projeto prevê, ainda, a recuperação do recurso hídrico do manancial, além de obras de drenagem que vão facilitar o desague de águas pluviais no canal existente. As águas do Riacho Maceió passarão por tratamento hídrico, cujo processo consiste na separação de resíduos sólidos, filtragem por meio da implantação de vegetação natural e instalação de sistema de tratamento Ultravioleta (UV). 

Parque Riacho Maceió - 1ª etapa
Em 2014, a Prefeitura de Fortaleza realizou a primeira etapa das obras de requalificação do Parque Riacho Maceió, com serviços de urbanização com a construção de calçadão, passarelas com guarda-corpo sobre o riacho, paisagismo, caramanchões, iluminação e instalação de mobiliários urbanos.
O espaço, que está localizado entre a Av. Beira-Mar e a rua Tereza Hinko, possui cerca de 22 mil metros quadrados de área e foi recuperado a partir de um Convênio de Operação Urbana Consorciada (OUC) entre o Município, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e a Nordeste Participação e Empreendimento (Norpar).