sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Pré-candidato do PDT a prefeito de Fortaleza, Salmito Filho garante ampliar programas de saneamento básico


Por ocasião do debate entre os pré-candidatos do PDT a prefeito de Fortaleza, Salmito Filho defendeu garantir as conquistas na gestão do prefeito Roberto Cláudio e avançar com novos projetos. O bate-papo aconteceu, na noite desta quinta-feira, 6, mediado pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, com o tema Habitação, Saneamento e Infraestrutura.

No início do debate, ao ser indagado pelo mediador sobre como resolver a falta de saneamento básico, Salmito Filho afirmou continuar a execução do Proinfra, que é um programa de Infraestrutura da gestão atual, e assumiu construir o Proinfra 2. "Não podemos correr o risco da população perder essas conquistas. Obra de saneamento é tirar a população da lama, da poeira”, argumentou Salmito.

Nesse sexto debate com os prefeituráveis do partido, ao falar sobre como conciliar crescimento de uma metrópole com especulação imobiliária, Salmito Filho lembrou que existem mecanismos verdadeiros e concretos para conciliar os interesses a serviço do interesse maior da população. Ele disse que a prefeitura tem um mecanismo chamado “outorga onerosa”.

Ele explicou que essa outorga acontece quando, nos espaços mais ricos da cidade, querem construir um prédio mais alto do que o limite permitido. Quando isso ocorre, a prefeitura recebe um valor a mais e pode investir em áreas que mais necessitem. Ele citou o exemplo de um edifício alto a ser construído em uma área rica da cidade e que, por isso a PMF recebeu recursos e investiu numa área mais humilde, inclusive em saneamento. “Mas isso se faz com competência e com experiência”, ressaltou.

Ainda sobre habitação, Salmito Filho acrescentou que, quando vereador, foi autor da Lei do Cadastro Único. “Quem precisa de habitação se inscreve e entra numa fila com critério justo e republicano. Temos que fazer com que o poder público sirva ao interesse coletivo da cidade. Assim, todos ganham,” defendeu.