quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Pereiro, cidade inteligente e conectada


Sede da Brisanet, a melhor empresa provedora de internet banda larga da região, Pereiro é exemplo de cidade que se desenvolveu nos últimos anos, atualmente ocupa o 9º lugar no ranking do PIB estadual. É destaque, também, no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), ocupando o 2º no ranking estadual, perdendo apenas para Fortaleza, está entre os 400 melhores do Brasil. Pereiro se destaca, também, pela gestão com foco no cidadão e emprego de novas tecnologias.

Gestão de Saúde Informatizada

Em conformidade com o Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde - Informatiza APS, do Ministério da Saúde, o município está implantando um Sistema de Gestão Integrada da Saúde Municipal. Trata-se de uma plataforma completa de gestão que contempla todas as unidades e setores da secretaria de saúde.

Segundo o prefeito, Neto Estevam, o mais importante, dentro da administração pública com foco no cidadão, é a satisfação da população, o controle sobre gastos públicos e avaliação de desempenho. O primeiro passo foi contratar um software especializado em gestão pública de saúde, em nuvem, para maior economia com infraestrutura” e segurança dos dados armazenados.  O projeto para os próximos anos, que se inicia com a informatização da saúde, é colocar o município em destaque regional com a entrega de soluções inovadores à população e melhoria da qualidade de vida”, disse Neto.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Neto Queiroz, a ideia é utilizar o recurso destinado pelo programa Informatiza APS, para informatizar toda a secretaria. Luiz Neto afirma, ainda, que, ao contrário do que muitos pensam, um software de gestão completo não é mais caro do que um sistema somente para atenção primária. A tecnologia oferece agilidade nos serviços, transparência nas ações e prioridade às necessidades dos cidadãos. No pacote contratado, estão incluídos, além da manutenção e suporte técnico o treinamento constante aos usuários, o servidor de banco de dados e a assessoria para o uso adequado dos indicadores gerados pelo sistema. O software é o mesmo utilizado por mais de 200 municípios em todo o Brasil, entre eles cidades como Feira de Santana BA e Aracajú SE.

O software contratado pela Secretaria de Saúde de Pereiro é o que existe de mais moderno e completo no Brasil. Possibilita gerar o prontuário eletrônicos dos pacientes, agendar consultas, organizar leitos hospitalares, controlar estoque, transporte de pacientes, laboratório, dentre outros diversos recursos; o registro e controle do fluxo de atendimento dos pacientes, a consulta aos históricos em todos os níveis,com geração de relatórios. Tudo isso de acordo com o Ministério da Saúde e integração com os demais Sistemas de informações de alimentação obrigatória do SUS

As informações inseridas no banco de dados, em nuvem, do software, ficam armazenadas de forma segura, possibilitando ao gestor visualizar de forma fácil e rápida o cenário real da saúde municipal, o que lhe permite definir as melhores estratégias de gestão. As atualizações, o suporte técnico e a manutenção, são realizadasremotamente, sem a necessidade de ir às unidades para acorreções de eventuais problemas e treinamento de novos servidores.

O maior destaque do sistema são os aplicativos MobileAPP Mais Saúde Cidadão para marcação de consultas, resultado de exames e acompanhamento de vacinas pelo celular; APP ACS para o registro das fichas e cadastro das visitas, através do tablet, pelos agentes de saúde da família; APP ACE aplicativo para os agentes de endemias, realiza todas as anotações diretamente no tablet; APP VIGILANCIA SANITÁRIA para os agentes de vigilância sanitária e PORTAL SAÚDE TRANSPARENTE, que proporciona o acompanhamento do desempenho da saúde no município pelos servidores e população em geral, pela internet, em tempo real.