terça-feira, 4 de agosto de 2020

“Fortaleza Mais Verde” irá implantar corredores cicloviários verdes e microparques urbanos na Capital


O prefeito Roberto Cláudio lançou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o programa Fortaleza Mais Verde. Por meio da implantação de corredores cicloviários verdes e de microparques urbanos na Capital, o projeto-piloto deverá ser iniciado ainda ao longo do mês de agosto, transformando, gradativamente, o cenário paisagístico de múltiplos territórios.

O projeto será realizado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).

“O intuito da proposta é preservar, garantir e ampliar progressivamente a cobertura verde da Cidade de Fortaleza, tornando essas áreas utilizáveis para serem usufruídas pela população. Temos várias ações de paisagismo e urbanização em andamento. Deveremos receber sugestões a respeito deste novo projeto-piloto. Queremos deixá-lo implantado e irreversível”, explicou o Prefeito, que esteve acompanhado pelo presidente da Urbfor, Régis Tavares, e pelo titular da SCSP, João Pupo.

Conforme o secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, a ação será estruturada em dois eixos distintos e complementares.


Ciclo Mais Verde

O projeto visa à completa arborização das principais ciclovias e ciclofaixas de Fortaleza. “O objetivo é proporcionar maior conforto térmico aos ciclistas, ampliar a cobertura vegetal das ruas e criar uma identidade temática para os corredores”, informou.

De acordo com o avanço do projeto-piloto, a implantação gradativa irá contemplar uma ciclofaixa por mês. Até o fim de 2020, as avenidas Domingos Olímpio, Presidente Castelo Branco, Santos Dumont e Rogaciano Leite, além da Rua Urucutuba, na Granja Lisboa, deverão passar por intervenções infraestruturais que totalizarão 19 quilômetros de vias arborizadas.

Por meio do plantio de três mil árvores, os corredores contarão com a distribuição de diversas espécies nativas. “Serão plantados ipês, oitis, mungubas, angicos, sibipirunas, chichás, entre outros. No entanto, uma espécie predominante será usada para nomear os corredores verdes”, disse Sabóia.

Conforme o cronograma de implantação estipulado, a Avenida Rogaciano Leite deverá, ainda em agosto, ser contemplada com a Ciclofaixa dos Oitis. A Ciclofaixa dos Ipês, cuja instalação está prevista para setembro, transformará a ambiência da Avenida Domingos Olímpio.

Em seguida, a instalação progressiva incluirá, em outubro, novembro e dezembro, respectivamente, a Ciclofaixa das Aroeiras, na Rua Urucutuba, a Ciclofaixa das Mungubas, na Av. Presidente Castelo Branco, e a Ciclofaixa das Sibipirunas, na Av. Santos Dumont.