quinta-feira, 2 de julho de 2020

Sarto se pronuncia sobre retorno gradual de atividades presenciais na Assembleia, durante sessão remota


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), abriu sessão remota nesta quinta-feira (2) e se pronunciou a respeito dos preparativos para a retomada das atividades presenciais, que ainda não têm data definida. Segundo ele, até a próxima segunda-feira (6), o plano de retorno deve ser finalizado e apresentado aos parlamentares para ser apreciado.

Sarto destacou que, nesta semana, foram iniciados os testes de servidores e também houve reunião com o setor de epidemiologia da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado com o objetivo de preparar um calendário. “O primeiro critério é a segurança que a Assembleia deve dar a todos os seus assessores, funcionários, deputados, imprensa, para que não corramos nenhum risco de transmissão involuntária do coronavírus”, afirmou.

O presidente da Assembleia reforça que, além do teste rápido, que identifica se há vírus ativo e se há anticorpos no organismo, deputados e aqueles servidores considerados essenciais para o funcionamento mínimo do Parlamento passarão ainda pelo teste Swab (com coleta de material na orofaringe).

“Vamos realizar não só nos deputados, mas em todos os servidores que diretamente vão trabalhar quando do retorno de forma mais próxima, (profissionais do) Plenário, taquigrafia, TV, Rádio Assembleia, assim como jornalistas que cobrem o dia a dia da Assembleia”, citou.

Ele pontuou ainda que tem acompanhado o rito desenvolvido nas Assembleias Legislativas de todo o Brasil. “Nós temos um colegiado de presidentes de Assembleia, onde, uma vez em cada semana, a gente atualiza a situação, exatamente para compartilhar (as ações), mesmo sabendo que diferentes regiões do Brasil estão em diferentes estágios da doença”, pondera.

Segundo ele, essas reuniões têm a finalidade de tentar unificar as medidas de retorno presencial, de forma gradual. “Acima de tudo, garantindo a proteção de todos os servidores, isolando aqueles que pertencem ao grupo de risco, permanecendo no teletrabalho, no home office. E eu creio que, até segunda-feira, a gente consegue concluir (o plano) para apresentar a todos os deputados e parlamentares”, concluiu.

Além da realização de exames, os preparativos para retomada de atividades na sede da Assembleia incluem instalação de totens com álcool em gel, ações educativas com informações para prevenção da doença e sinalização indicando distanciamento social, entre outras ações.