sexta-feira, 10 de julho de 2020

Roberto Cláudio anuncia nova fase da pesquisa de soroprevalência na Capital


Para mensurar os impactos da Covid-19 em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novas ações de monitoramento e de controle epidemiológico na Capital.

A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, irá iniciar, a partir da próxima semana, a nova fase da pesquisa de soroprevalência no Município. Para a finalidade, 3.300 novos exames serão realizados em domicílio.

O gestor reafirmou o intuito da proposta, executada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). “Já testamos as 3.300 primeiras pessoas.

A segunda fase da pesquisa continuará identificando o nível de imunidade da população fortalezense em relação ao novo coronavírus. Isso é importante para garantir mais segurança ao processo de retomada das atividades econômicas e cotidianas, além de direcionar políticas públicas preventivas e assistenciais de Saúde”, destacou.

A nova etapa incluirá novos métodos para diagnósticos. “Esse processo será mais preciso. Iremos realizar o exame pela coleta de sangue do dedo e pelo SWAB nasal para identificar a presença de atividade viral. O nível de precisão será maior e melhor”, garantiu.

Como reconhecer o pesquisador

As coletas serão realizadas por profissionais capacitados, acompanhados por supervisores e membros das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do território. Os pesquisadores portarão crachá de identificação, panfleto informativo da pesquisa, além de termo de consentimento para a participação. “A iniciativa trará mais conforto e mais segurança à população”, finalizou o Prefeito.