quinta-feira, 2 de julho de 2020

Queiroz Filho destaca atitude dos estudantes que votaram pela realização do Enem 2020 em maio de 2021


O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) destacou, nesta quinta-feira (2), a postura da maioria dos estudantes brasileiros que, através de enquete virtual, votaram pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em maio de 2021, considerando o mais justo para aqueles que não dispõem de condições ideais para estudar de maneira remota, durante o período de suspensão das aulas.

"Fico feliz de ver que, mesmo com toda a insistência do Ministério da Educação para que a data original do Enem 2020 fosse mantida, a noção de justiça prevalece entre nossos jovens. Vale destacar que 5,8 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Exame, porém, pouco mais de um milhão votou nesta enquete, o que nos faz abrir os olhos para o alto percentual de jovens que não possuem acesso à internet em casa. O adiamento nada mais é do que questão de bom senso com os que não possuem equipamentos, conexão com banda larga para estudar fora da escola", disse Queiroz Filho.

O parlamentar destacou que, por conta da pandemia do coronavírus, todo o processo seletivo deve ser encarado de maneira atípica. "O Governo Federal trata essa questão como se todo mundo tivesse celular com 'internet 5G' em casa. É triste imaginar o número de jovens que estão sendo privados de fazer a prova, visto que muitos realizavam a inscrição na própria escola. Temos que trabalhar para que o número de estudantes prejudicados nestes tempos desafiadores seja o menor possível", concluiu.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, 50% dos participantes responderam que preferem a prova em maio de 2021. A data definitiva só será divulgada após ser articulada com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre outras entidades.