terça-feira, 21 de julho de 2020

Hospital de Campanha do PV celebra a marca de 1.000 pacientes recuperados


Na tarde desta segunda-feira (20/07), o Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas atingiu a marca de 1.000 altas hospitalares desde o início de seu funcionamento, em 18 de abril. Maria José da Silva Barbosa, de 77 anos, foi a milésima paciente a voltar para casa curada da Covid-19 após tratamento na unidade de saúde. Ela esteve internada por cinco dias e teve acesso a todos os cuidados necessários para vencer a doença.

Emocionada ao reencontrar a família, Maria José ressaltou o acolhimento e o bom atendimento dos profissionais de saúde. “Agradeço a Deus e aos médicos pela minha vida. Eles me trataram muito bem, eu agradeço muito pelo que fizeram. Foram muito gentis, fui muito bem cuidada. Eles iam o tempo todo saber como eu estava. Que Deus dê muita paz e sabedoria para os médicos. Agora estou muito feliz porque vou para casa. Eu estava com saudades da minha família”, disse.

Karen Barbosa, filha da paciente, não escondeu a alegria e falou sobre a angústia que sentiu durante os dias em que a mãe esteve internada. “Senti muitas saudades e tive muito medo. Somos só nos duas. Ela é tudo! Pela idade avançada que ela tem, é grupo de risco. Ficar sem ela me deu muito medo. O atendimento neste hospital foi muito bom, todos os dias, eles ligavam e faziam uma chamada de vídeo, eu falava com ela por meia hora. Ainda assim, a expectativa era grande. Agora vamos ter um cuidado redobrado”, comentou Karen.

Hospital de Campanha de Fortaleza

Construído em tempo recorde, em menos de 30 dias, e entregue em 18 de abril, o Hospital de Campanha completou, no último sábado (18/07), três meses de atuação, registrando, até esta segunda-feira (20/07), 1.228 atendimentos desde sua inauguração. A unidade é voltada, exclusivamente, para o atendimento, de baixa e média complexidade, de vítimas da Covid-19, acolhendo pacientes de acordo com a demanda da população.

A secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, ressalta a importância do equipamento neste período. “Foi um hospital concebido como parte do Plano de Contingência de enfrentamento à Covid-19 no município de Fortaleza. Ele veio em um momento extremamente oportuno, sendo inaugurado e recebendo seu primeiro paciente no dia 18 de abril, e nós tivemos o pico da epidemia aqui na última semana de abril e nas primeiras semanas de maio. Isso quer dizer que quando a população mais precisou, o hospital estava em pleno funcionamento. Foi uma decisão acertada do prefeito Roberto Cláudio de ampliar a capacidade instalada de leitos específicos da Covid-19 em uma estrutura que, em tão curto espaço de tempo, pudesse entregar para a população mais de 200 leitos simultaneamente”, destacou a secretária.