terça-feira, 30 de junho de 2020

Secretário Dr. Cabeto se reúne com Prefeito Arnon e trata sobre novas medidas para os casos de Covid – 19


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve reunido durante esta segunda-feira, 29, com o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, para tratar de ações urgentes relacionadas à questão da Covid -19. Esse trabalho está sendo alinhado no Cariri, principalmente no que diz respeito ao aumento dos leitos na região. O secretário iniciou sua agenda de trabalho no Cariri, visitando a Unidade de Combate à Covid – 19, no bairro Lagoa Seca, com 32 leitos voltados ao tratamento do Coronavírus, destacando a boa estrutura voltada aos pacientes.

Em Juazeiro do Norte, os serviços do Hospital de Campanha de Combate ao Coronavirus serão finalizados essa semana, com 120 leitos. O Hospital Regional do Cariri (HRC) terá aumento de leitos de UTI para atendimentos dos casos graves e estão sendo estudadas alternativas para viabilizar os atendimentos daquelas pessoas que necessitarem. Respiradores adquiridos pelo Governo do Estado também serão destinados ao Cariri.

Ainda participam da reunião a superintendente Regional de Saúde, Dra Teresa Cristina, o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - IDSGH, Flávio Delefeu, e o Prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio. O Secretário Dr Cabeto destacou a importância da centralização dos serviços e a integração de ações dos municípios para combater a pandemia e frear o crescimento dos casos na região. O Secretário estadual também esteve com o prefeito do Crato, José Ailton Brasil.  

O Prefeito Arnon Bezerra destacou a importância da parceria do Governo do Estado, principalmente neste momento bastante preocupante em relação ao aumento de casos, que demandam leitos hospitalares. Ele disse que todos os esforços estão sendo mantidos para, esta semana ainda, entregar o Hospital de Campanha, que será contemplado com mais 40 leitos para atendimentos dos casos de Covid- 19.

As ações também estão sendo fortalecidas no âmbito da prevenção, com um amplo trabalho de testagens realizado pelo município. Nos próximos dias haverá um fortalecimento, com aumento no número de testes, para possibilitar a detecção dos casos.
O Secretário Cabeto destacou a importância de centralizar os locais de atendimento dos pacientes com Coronavírus. Ele cita os exemplos de Fortaleza, com esse direcionamento, além da necessidade de pensar a rede como um todo. Os casos de atendimento também são muito complexos. O Secretário também ressaltou que a importância do lockdown foi fundamental para o achatamento da curva da Covid – 19, em Fortaleza, e espera que essa realidade se adeque ao Cariri, com melhores resultados. Para o Dr Cabeto, é necessário um processo de estruturação da rede de atendimento para os casos da Covid 19, já que se trata de uma questão muito complexa, com casos diferenciados.