terça-feira, 5 de maio de 2020

Instituto Unimed Fortaleza realiza doação de 8.500 máscaras para comunidades em situação de vulnerabilidade social e colaboradores


Atenta não somente ao cuidado com seus clientes nesse momento de pandemia da Covid-19, mas também com a sociedade como um todo, a Unimed Fortaleza tem realizado uma série de ações voltadas para a informação e conscientização da população em relação ao coronavírus. Contudo, a operadora, adepta do cooperativismo, resolveu ir um pouco mais além e, por meio do Instituto Unimed Fortaleza, fará a doação de 8.500 máscaras reutilizáveis para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na capital cearense e para os colaboradores que estão atuando na linha de frente do combate à doença. A iniciativa atende uma solicitação de colaboradores e cooperados interessados em realizar doações sem precisar sair de casa.

Em um primeiro momento, serão destinadas 4.700 máscaras para residentes de comunidades do Quintino Cunha, Vila Velha, Moura Brasil e Padre Andrade, e para os idosos beneficiados do Grupo Memória Viva, programa da área de responsabilidade socioambiental da Unimed Fortaleza voltado para o desenvolvimento social e humano de idosos. Além disso, a iniciativa beneficiará também 1.524 colaboradores que estão atuando nas unidades assistenciais da cooperativa, como Hospital Unimed, Centro Pediátrico, laboratórios e clínicas da rede própria. Cada colaborador receberá duas máscaras, para seu uso pessoal ou de seus familiares, totalizando assim uma doação de 3.048 unidades para o público interno. Posteriormente, outras comunidades e entidades serão inclusas, como parceiros e comunidades do entorno do Hospital Unimed.

As máscaras foram produzidas pela Vida BR, microempresa de vestuário sustentável criativo de Fortaleza, que une sustentabilidade e causas sociais. A produção utiliza tecido de garrafa PET reciclado e algodão orgânico, com tripla camada de tecido e TNT, sendo possível até 120 lavagens. Os produtos estão sendo confeccionados por integrantes de projetos socioambientais junto a dependentes químicos e costureiras de comunidades carentes do Ceará. 
Com a produção das máscaras reutilizáveis estão sendo beneficiadas mais de 15 famílias dos bairros Parangaba, Parque Dois Irmãos, Serrinha, Montese, Maraponga, Jardim Cearense e Mondubim. A Unimed Fortaleza e o Instituto Unimed Fortaleza financiaram a produção das máscaras.