sexta-feira, 22 de maio de 2020

Governador se reúne com prefeitos e reforça importância da atenção primária no combate ao coronavírus


O governador Camilo Santana se reuniu nesta sexta-feira (22) com 120 prefeitos cearenses para alinhar as ações de combate ao conoravírus em todo o estado. Durante o encontro virtual, que contou com a presença do secretário da Saúde, dr. Cabeto, e do superintendente da Escola de Saúde Pública (ESP), Marcelo Alcântara, o governador apresentou os índices da pandemia em todas as regiões e reforçou a importância do isolamento social e da utilização da atenção básica da saúde no enfrentamento à pandemia.

“Tivemos uma medida importante que foi implementada como protocolo novo, que é o trabalho da atenção primária. Muitos municípios estão fazendo, mas precisamos intensificar, que é a identificação da busca ativa, dos grupos de risco, com a visita de agentes comunitários. Importante que os municípios implementem o protocolo orientado pela Secretaria da Saúde. Isso vai nos permitir uma segurança importante para evitar o agravamento dos casos e evitar que o paciente precise de um leito hospitalar de enfermaria ou de UTI”, citou Camilo Santana.

O governador comentou, ainda, sobre a importância do isolamento social e das medidas mais restritivas para os municípios com maior incidência de casos. “A Sesa elaborou recomendações, definiu critérios e já está conversando com os prefeitos para que aqueles municípios que tenham uma incidência muito alta façam algumas medidas mais restritivas. Coloco o Estado para apoiar essas medidas no que for necessário. Também estamos recomendando aos municípios que têm pequena incidência ou ainda não tenham casos confirmados, que façam o controle com barreiras sanitárias nas entradas e saídas das cidades”, disse Camilo.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou aos gestores sobre a experiência da capital com relação às medidas de distanciamento social. “Quanto maior o isolamento social na cidade, menor é a ocorrência de novos casos. Os bairros que não aderiram aqui tiveram maior incidência. Isso prova que o isolamento social é o melhor caminho para reduzirmos a incidência de casos confirmados e de óbitos”, reforçou o prefeito da capital cearense.

Durante a reunião, o presidente da Aprece e prefeito do Cedro, Nilson Diniz, falou sobre a preocupação com o aumento de casos confirmados no interior do Ceará. “Nós temos 16 municípios que já têm uma taxa de incidência maior que a do estado. Essa preocupação é pertinente porque no interior nós sabemos a dificuldade que cada um tem. Existem dois caminhos para tratar esse assunto: aumentando o isolamento social e fortalecendo essa parte da atenção básica. A grande maioria dos municípios pode realizar isso de maneira mais energética”, citou Nilson Diniz.