quinta-feira, 14 de maio de 2020

Congresso da Faculdade Viasapiens se torna referência internacional em eventos virtuais


Com cerca de quase 600 (seiscentos) inscritos e mais de 1800 reproduções no YouTube (até o fechamento desta matéria), a Faculdade ViaSapiens, localizada em Tianguá-CE, realizou, nos dias 08 e 09 de maio de 2020, o I CONGRESSO ON-LINE CONECTAR SAPIENS, cujo tema foi Pandemia: o desafio de um novo “normal”. Com apenas 2(dois) anos de existência, a Faculdade ViaSapiens mostrou que, com empenho e responsabilidade social, é possível se adaptar diante dos novos desafios educacionais mantendo a qualidade e ampliando os horizontes.

As pessoas foram atraídas pelo grande diferencial do evento que foi a abordagem interdisciplinar da problemática relacionada ao novo Coronavírus. No seu primeiro dia, o congresso abordou a perspectiva filosófica/teológica, com a palestra do diretor institucional da Faculdade ViaSapiens, Emídio Moura, que é padre e filósofo, tendo como debatedores o bispo da Diocese de Tianguá, Dom Edimilson, e Marcelo Viana, administrador e aluno do mestrado da FVS/UCS. Na mesma noite, outra temática discutida foram os impactos penais da Pandemia, com a participação do Defensor Público Emerson Castelo Branco, a advogada e professora Lorena Rodrigues, o delegado de polícia civil, Rafael Medeiros e o aluno do mestrado da FVS/UCS, Aprígio Teles.

O evento continuou durante todo o sábado e contou com três painéis da área da saúde, ministrados respectivamente pelo biólogo Nathiel de Sousa Silva, a fisioterapeuta Davila Fontenelle e a Dra. Ana Paula Brandão, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, respectivamente. Participaram como debatedores, a enfermeira e professora mestre Lívia Dias, a professora mestre Zaíde Maia, o professor mestre Ciro Siqueira, o professor doutor Antonio Mendonça e a professora especialista Adriana Vasconcelos.

De âmbito internacional, houve a participação de Rogério Cesar Rodrigues, diretor regional de um dos maiores bancos de Lisboa-Portugal, o Novo Banco, que teve como debatedores, o advogado Felipe Coelho, o professor de direito internacional Alex Nascimento e o aluno do mestrado FVS/UCS, Caio Portela.

Ao final o Congresso foi encerrado com a brilhante palestra do Diretor Industrial da Grendene, Nelson Rossi, o qual teve como debatedores o empresário contábil, Israel Frota, o professor mestre Ítalo Oliveira e a aluna do mestrado da FVS/UCS, Cláudia Pinto.

Nas palavras do Diretor Geral da Faculdade ViaSapiens, o prof. Me. Carlos Dias, “fomos a primeira instituição educacional do Estado do Ceará a realizar um congresso virtual desta magnitude, provamos que é possível fazer grandes projetos em momentos de dificuldade, desde que tenhamos compromisso com a educação e criatividade”.

Em virtude do palestrante internacional, o evento foi assistido por inúmeras pessoas em Lisboa e Porto, em Portugal. Ressalte-se que a Faculdade ViaSapiens foi a primeira faculdade do Ceará a iniciar as aulas virtuais, em 23 de março de 2020, uma semana após determinar a suspensão das aulas presenciais. Nas palavras do presidente da IES, dr. Audy Azevedo, “fizemos um grande trabalho de adaptação junto aos professores e alunos, preocupados sempre em garantir a nossa qualidade e responsabilidade social na educação”.

A Faculdade ViaSapiens provou que é possível construir um novo “normal”, conforme propôs na temática do Congresso e serviu de exemplo para diversas outras instituições que seguirão o modelo da faculdade.