quinta-feira, 30 de abril de 2020

Prefeito apresenta mapa com disseminação da Covid-19 e reitera importância da consciência da população

Nesta quarta-feira (29/04), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novas ações direcionadas à prevenção e ao enfrentamento à Covid-19 em Fortaleza.
O Gestor apresentou a situação epidemiológica, marcada por 5.587 casos confirmados da doença no Município, e demonstrou preocupação diante dos 345 óbitos registrados em diferentes territórios da Cidade.

Roberto Cláudio voltou a defender a continuidade do isolamento social. Para garantir a transparência, os dados têm sido consolidados e ilustrados por meio de gráficos e de mapas.

De acordo com o levantamento apresentado na última segunda-feira (27/04), os bairros Centro, Meireles, Aldeota, Cocó, Fátima, Dionísio Torres e São João do Tauape seguem liderando o número de casos confirmados.

Já a distribuição dos óbitos registrados direciona a atenção da Prefeitura aos bairros Barra do Ceará, Pirambu, Vila Velha, Vicente Pinzón, Cais do Porto, Prefeito José Walter, Granja Portugal, Granja Lisboa, Bom Jardim e Grande Messejana.

Durante a transmissão, Roberto Cláudio voltou a lembrar que a Organização Mundial da Saúde está estipulando o número de óbitos como o indicador de risco mais eficiente para o acompanhamento de ações epidemiológicas e assistenciais. 

“A disseminação está sustentada. Já há a confirmação da doença em todos os bairros da Cidade. O número de óbitos tem sido mais expressivo em territórios de baixo e de baixíssimo IDH, onde há maior vulnerabilidade social. Já há bairros com muitos óbitos em todas as Regionais de Fortaleza. Portanto, é preciso evitar aglomerações, inclusive, dentro das comunidades. O isolamento continua sendo a melhor ferramenta preventiva para conter a Covid-19”, afirmou o Prefeito.