quinta-feira, 2 de abril de 2020

Pandemia de Covid-19 altera funcionamento das unidades assistenciais e administrativas da Unimed Fortaleza

Em conformidade com orientação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Governo do Estado do Ceará e do Ministério da Saúde, referente à política de saúde pública nacional no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Unimed Fortaleza alterou o funcionamento de suas unidades assistenciais e administrativas para procedimentos e atendimentos eletivos. Em razão do atual cenário, a operadora fez mudanças também nas regras para visitação e acompanhamento de pacientes.

Hospital Unimed
No Hospital Unimed estão suspensos todos os procedimentos eletivos de cirurgias adulto e pediátricas, inicialmente até o dia 07 de abril. Está suspenso também o agendamento de cirurgias eletivas. Contudo, visando a segurança dos pacientes em situação crítica, cirurgias nas especialidades de Neurologia, Cardiologia e Oncologia estão mantidas, bem como as cirurgias de urgência.

Com foco no cuidado com a saúde das pessoas, a política de visitas no Hospital da Unimed foi atualizada, visando a proteção dos pacientes, familiares e colaboradores. Nas UTIs está sendo permitido apenas um (01) visitante por dia. Nas outras unidades, não estão sendo permitidas visitas. No que diz respeito à política de acompanhantes, está sendo permitido também apenas um (01) por paciente, com uma troca por turno.

Nas unidades de atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19, visitas não estão sendo permitidas. Já a definição de acompanhamento de pacientes nesses leitos segue a recomendação da equipe multidisciplinar. Caso os benefícios do acompanhamento superem os riscos de contágio, o acompanhante deve assinar um termo de ciência e se manter dentro da acomodação do paciente, permanecendo, de preferência, por períodos de 48h. A comunicação com as famílias está sendo feita através de boletins diários.

Clínicas Unimed
Todos os agendamentos e consultas eletivas das Clínicas Unimed (Aldeota, Bezerra de Menezes, Maracanaú, Oliveira Paiva e Parangaba) estão suspensos, inicialmente, até o dia 30/04, com exceção de alguns atendimentos considerados indispensáveis, como: seguimento de gestação de alto risco e final de gravidez, bem como receitas de uso contínuo ou controladas. Esses casos estão sendo atendidos exclusivamente na unidade da Aldeota.

Neste período, as unidades da Bezerra de Menezes, Oliveira Paiva e Maracanaú estarão funcionando como pronto atendimento sem hora marcada, conforme horários de funcionamento abaixo:
·         Clínica Bezerra de Menezes: atendimento adulto e pediátrico de segunda a sexta das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h;
·         Clínica Oliveira Paiva: atendimento pediátrico de segunda a sexta das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h;
·         Pronto Atendimento em Maracanaú adulto e pediátrico das 7h às 22h, de domingo a domingo.

Centro Pediátrico Unimed
No Centro Pediátrico (Rua Pe. Chevalier, 746 - Joaquim Távora), para a segurança de todos, só está sendo permito um (01) acompanhante por criança, tanto na consulta quanto na observação. A unidade funciona 24h por dia.

Medicina preventiva
Os grupos e oficinas conduzidos pela Medicina Preventiva estão suspensos por tempo indeterminado. Para os clientes portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias), o serviço de Telemonitoramento segue funcionando normalmente, assim como para casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Unimed Lar
A equipe assistencial da Unimed Lar está dispensando toda a atenção necessária em regime de intercorrências. A equipe de inclusão está priorizando os encaminhamentos de hospitais e as solicitações de acompanhamento a partir do domicílio estão sendo contatadas para pré-avaliação do quadro clínico. Estão suspensas as visitas de rotina e as das especialidades de Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Nutrição e Fisioterapia Motora, visando manter a segurança dos pacientes, familiares e colaboradores. Já as terapias de suporte à vida seguem normalmente.

O contato com a Unimed Lar deve ser feito através da Central de Atendimento ao Cliente (3277.6280), das 7h às 19h, de domingo a domingo. Em casos de emergência em outros horários, os clientes devem entrar em contato com a Unimed Urgente (0800 275 0123).

Laboratórios Unimed
O Laboratório Unimed localizado no Hospital Unimed não está realizando exames eletivos para atender exclusivamente às demandas emergenciais do hospital. O Laboratório da 13 de Maio é a unidade exclusiva para atender às demandas de exames de pacientes suspeitos de coronavírus.

Estão fechadas, por tempo indeterminado, as unidades laboratoriais Dom Luís, Bezerra de Menezes I, Gomes de Matos e Maracanaú (Gaspar Viana) – Ponto Shopping.

Centro de imagem (Hospital Unimed)
No Centro de Imagem do Hospital Unimed todos os exames eletivos estão suspensos por tempo indeterminado. A unidade funcionará apenas para atendimentos de urgência e emergência e para realização dos exames relacionados ao coronavírus.

Farmácia ambulatorial (Pinto Madeira/CD)
O atendimento presencial está suspenso na farmácia ambulatorial da avenida Pinto Madeira. Quem necessitar falar com a unidade deve ligar para o telefone (85) 3277-6212. O envio da medicação vem sendo feito em domicílio de acordo com a urgência e solicitação da demanda.

Terapias Assistenciais
Todos os atendimentos das terapias assistenciais estão suspensos até 30/04, pois as terapeutas estão envolvidas em ações voltadas para os colaboradores que estão na linha de frente de atendimento nas unidades próprias da Unimed Fortaleza. Estão sendo oferecidos tratamentos através de plantão psicológico, orientações de prevenção de lesões por esforço repetitivo, além de sessões de relaxamento e alongamento.

Central de Atendimento ao Cliente
Estão suspensos, por tempo indeterminado, os atendimentos presenciais nas unidades de Central de Atendimento ao Cliente – CAC do BSTower (Rua Gonçalves Ledo, 777), da Bezerra de Menezes, da Parangaba, da Oliveira Paiva e de Aracati. Nos canais digitais, o atendimento segue funcionando normalmente.
·         Roberta Assistente Virtual (Whatsapp): 85 98736-0051
·         Portal: www.unimedfortaleza.com.br/autorizacoes
·         APP Minha Unimed: Cliente Unimed Fortaleza
·         SAC 24h: 0800 2751818

Plantão de vendas
Enquanto as lojas e plantão de vendas estiverem fechados, o contato tem se dado através do canais não-presenciais para solicitação de propostas ou para falar com um dos vendedores. Os interessados podem acessar o site www.unimedfortaleza.com.br(Comprar Plano) ou ligar para a central de vendas (85) 3209-1919 que funciona de segunda a sexta das 7h às 20h e, aos sábados, das 8h às 13h.