quarta-feira, 15 de abril de 2020

Equipe multidisciplinar de controle externo fiscaliza contratações emergenciais


Uma equipe multidisciplinar de auditores tem atuado, de forma concomitante, para analisar os dados referentes a contratações emergenciais no Estado, realizadas neste período da pandemia causada pelo novo Coronavírus. 

“Estamos acompanhando as contratações emergenciais e analisando os dados que podem contribuir para a detecção de eventuais riscos”, explicou Nikael de Carvalho, servidor da Assessoria de Informações Estratégicas e Operações Especiais do TCE Ceará.

Um desses contratos que vêm sendo acompanhados pelo Tribunal é o da instalação de um hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas. O TCE Ceará já solicitou à Prefeitura de Fortaleza documentos e informações referentes aos trabalhos de adaptação do espaço interno do PV para atendimento às vítimas da Covid-19.

Além da Assessoria de Informações Estratégicas e Operações Especiais, integram a equipe multidisciplinar da Secretaria de Controle Externo (Secex) analistas da Diretoria de Contas Estadual I, Diretoria de Contas Municipais I, Diretoria de Licitações e Contratos e Diretoria de Obras. 

O TCE Ceará continuará acompanhando as despesas representativas, em especial os casos de dispensa de licitação em todo o Estado. “Compreendemos que o momento é atípico, não só no Estado, mas em todo o mundo, e temos adotado medidas orientativas tanto para os jurisdicionados, inclusive com prorrogação de prazos, quanto para o cidadão, a fim de assegurar a transparência da aplicação dos recursos públicos”, reforçou o presidente Valdomiro Távora.