quarta-feira, 29 de abril de 2020

Bolsonaro vai insistir na nomeação de Alexandre Ramagem mesmo com o cancelamento do STF

Em cerimônia na tarde desta quarta-feira (29) no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) destacou a independência, harmonia e respeito entre os Poderes, citando Legislativo, Executivo e Judiciário. "Assim que me comporto e dirijo essa nação", disse o presidente. "Não posso admitir que ninguém ouse desrespeitar a nossa Constituição."

O discurso, de improviso, ocorreu em solenidade de posse do advogado André de Almeida Mendonça, 47, como substituto de Sergio Moro no Ministério da Justiça.

No mesmo dia, horas antes, o ministro Alexandre de Moraes (STF) havia cancelado a nomeação de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da PF, feita um dia antes pelo presidente. Após decisão do Supremo, Bolsonaro revogou a nomeação para o comando da Polícia Federal.


Bolsonaro falou sobre a PF e Ramagem na cerimônia. "A nossa PF não persegue ninguém, a não ser bandidos", disse, diante do presidente do STF, Dias Toffoli, e do ministro do tribunal Gilmar Mendes.

"O senhor Ramagem, que tomaria posse, foi impedido por uma decisão monocrática, foi impedido de tomar posse hoje. Gostaria de honrá-lo hoje dando posse como diretor-geral da PF. Tenho certeza que esse sonho brevemente se concretizará para o bem da nossa PF e do nosso Brasil", disse