sábado, 14 de março de 2020

Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra e a Conferência de Cyber Security da israelense Check Point, CPX 360


Neste evento, chancelado pela Delegacia no Ceará da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra, o Instituto de Ciência e Tecnologia CTEM+, e Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), dois expoentes do setor de Cyber Segurança, a brasileira Energy Telecom e a israelense Check Point, apresentaram no dia 12, quinta feira , experiências ocorridas na maior Conferência de Cyber Security do mundo, o CPX 360, que aconteceu em Nova Orleans em janeiro deste ano. 

Ocorreram 3 edições do CPX. Bangkok, New Orleans, Vienna e agora em Fortaleza.
Estudando a Cratologia (Estudo do Poder), na Escola Superior de Guerra, define-se que o Poder Nacional é a capacidade que tem o conjunto de Homens e Meios que constituem a Nação para alcançar e manter os Objetivos Nacionais, em conformidade com a Vontade Nacional.

Assim, a Nação atribui ao Estado um poder, a ser exercido pelo Governo, mandatário daquela. Este poder do Estado, ou poder estatal, corresponde, destarte, ao segmento politicamente institucionalizado do Poder Nacional.
Poder Nacional é a capacidade que tem o conjunto dos homens e dos meios que constituem a Nação, atuando em conformidade com a vontade nacional, para alcançar e manter os objetivos nacionais. 

Manifesta-se em cinco expressões: a política, a econômica, a psicossocial, a militar e a científica e tecnológica. (ESG).
Assim a Projeção do Poder Nacional pode decorrer naturalmente ou como resultado desejado de uma afirmação pacífica de presença no contexto internacional, sendo resultante de manifestações de todas as Expressões do Poder Nacional, tais como projeção cultural, política, econômica, científica-tecnológica, militar e neste caso do setor de Cyber Segurança.

Conforme a “Doutrina Militar de Defesa Cibernética - MD31-M-07" instituída pela portaria normativa n° 3.010/MD, de 18 de novembro de 2014, a atuação colaborativa da sociedade brasileira, incluindo, não apenas o Ministério da Defesa -MD, mas também a comunidade acadêmica, os setores público e privado e a base industrial de defesa.

Neste evento foi apresentado as estrategias para 2020 e as tecnologias emergentes da empresa, entre elas soluções de Cloud e soluções de IoT alinhadas a privacidade e proteção de acordo com a LGPD.

O Country Manager da Check Point o sr Cláudio Bannwart esteve presente no evento e fez a abertura e o Alexandre Pinheiro da Energy Telecom apresentou importantes soluções para a LGPD que entrar em vigor em agosto.