segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Juazeiro do Norte dá início às obras da nova Via Sacra na Rua Caminho do Horto


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), deu início às obras para instalação da nova Via Sacra da Rua Caminho do Horto. Os trabalhos são desenvolvidos tendo como base a xilogravura. Cada estação será assinada por um artista visual da Região do Cariri.

A empresa licitada que está responsável pelas obras de instalação é a Jao Construções e Serviços LTDA – ME, no valor de R$ 142.541, 16. O prazo para a entrega das estações é de seis meses, de acordo com o contrato, mas o secretário Júnior Feitosa afirma que os trabalhos serão intensificados para que antes da Semana Santa a Via Sacra esteja pronta.

A primeira das 15 estações já está construída desde abril de 2019. A autoria da obra é do artista plástico, Kartegeanes. A proposta do projeto é exprimir, através de uma perspectiva da cultura regional, o caminho da crucificação de Jesus Cristo. Por isso, as peças têm aspectos das técnicas de xilogravura. “É uma proposta diferenciada que vai levar mais beleza e valorização à nossa cidade e ao Horto”, afirma Júnior Feitosa.

Entregue no ano passado, a primeira Via Sacra passará por revitalização. O intuito desse trabalho, além de dar visibilidade a uma arte que possibilite maior durabilidade, é evidenciar a cultura local, com uma de suas manifestações emblemáticas, através da xilogravura. Com isso, o turismo local e regional também será fortalecido.