A dupla esteve em diversas operações de resgate em que o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará participou, entre elas o trabalho em Brumadinho (MG) e no Edifício Andréa, em Fortaleza
Melhores amigos do homem, fiéis escudeiros e, para esses dois, heróis. É assim que podemos classificar os cachorros Athos (12 anos) e Uno (10 anos), pai e filho, que durante suas vidas fizeram parte da Companhia de Busca, Regaste e Salvamento com Cães (CBRC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
Agora, eles estão deixando suas atividades pela idade já avançada e se “aposentando” do trabalho junto à corporação – e porque não dizer que estão indo para a reserva, como se fala na carreira militar quando um profissional completa seu tempo de serviço.
Durante todos esses anos, ambos fizeram parte das equipes que trabalharam em importantes operações no Ceará, como no desabamento do Edifício Andréa, em Fortaleza, e até em outros estados, a exemplo da tragédia em Brumadinho (MG).
Athos e Uno tinham a companhia de mais 11 cães no trabalho da CBRC. Em uma década, ao lado dos companheiros, eles atuaram em diversas ocorrências de resgate das mais variadas situações em todo o território cearense, e até brasileiro, como ocultação de cadáver, busca por pessoas perdidas em matas, usuários de drogas que se desorientam, pessoas desaparecidas com alzheimer, vítimas de estruturas colapsadas, entre outros.
Para o subtenente J. Maria, condutor do Uno, o desafio agora é levar a eficácia do cão em resgates para os que estão em capacitação. “Fica a lembrança do bom trabalho que ele desempenhou, as atividades e o aprendizado. Já estou repassando para outro tomando como experiência tudo o que foi feito com ele (Uno) para ver se a gente desenvolve o treinamento de um cão com a mesma eficiência dele”, disse o bombeiro.