quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Prefeito Arnon Bezerra faz entrega oficial da viatura da Patrulha Maria da Penha, projeto inédito no Ceará



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, realizou a entrega oficial da viatura para a Patrulha Maria da Penha, nessa terça-feira, 21. 
O Prefeito Arnon Bezerra, o Deputado Federal Pedro Bezerra, Secretariado Municipal, Vereadores, o Tenente Coronel  Luciano Rodrigues, Comandante do 2º BPM, e representantes da rede de proteção à mulher no Cariri, como a Juíza do Juizado da Mulher, Lúcia Vieira, e Emanuel Santana, Defensor Público, participaram da solenidade. Ao final, o veículo, devidamente adesivado e adaptado à efetivação do serviço, ganhou às ruas.

O Prefeito Arnon Bezerra destacou que o patrulhamento vem fazendo a diferença na prevenção e no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher no município. Nos quatro meses de atuação, a Patrulha Maria da Penha prendeu seis agressores em flagrante, evitando possíveis feminicídios, e já atende 120 mulheres com medidas protetivas. Elas recebem visitas rotineiras dos patrulheiros. O atendimento é humanizado e especializado.

"Essas visitas inibem a aproximação do agressor. Além disso, as mulheres, seus filhos, pais idosos, são encaminhados a psicólogos e outros tipos de profissionais, mediante cada realidade. Sabemos que a família, como um todo, precisa ser assistida. Por isso, o nosso trabalho acontece em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Centro de Referência da Mulher - CRM, Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública e Juizado da Mulher", afirmou a Secretária de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte, Ivoneide Tenório.

No total, são 16 patrulheiros. Eles atuam 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. Em caso de ameaça, pode ser feita denúncia anônima por telefone, ligando 153. 
O patrulhamento, realizado pela Guarda Civil Metropolitana, é inédito no Ceará, mas a expectativa é de que seja replicado em outras cidades do Cariri, segundo o Vereador Adauto Araújo. Ele disse que "muitos municípios têm solicitado a cópia do projeto da Patrulha Maria da Penha, implementado em Juazeiro do Norte."
O Deputado Federal Pedro Bezerra reforçou que são fundamentais políticas públicas voltadas às mulheres, vítimas de violência doméstica e familiar, e citou um projeto de lei de sua autoria que prioriza esse público em programas de habitação. 

"Muitas vezes, as mulheres dependem, financeiramente, do marido e não têm para onde ir, submetendo-se às agressões novamente. Queremos, então, que elas tenham uma casa para recomeçar a vida, seja por meio do Governo Federal, Estadual ou Municipal", explicou o Parlamentar.