quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Ceará deve crescer 2,38% em 2020 secundo o IPECE

O rumo da economia do Brasil e do Ceará seguirá com saldos positivos em 2020. É o que prevê pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE, nº 08/2019). Há projeção de crescimento de 2,38% do PIB cearense e perspectiva de alta de 4% no comércio neste início de ano. 

Outro indicador foi o ano ter iniciado com 600 vagas de emprego abertas no Sine/IDT no Ceará. Esse dado ainda não contabiliza as vagas que serão geradas na região metropolitana da capital com a abertura do Viramar Shopping. 

A partir de 19 de março, data da inauguração do empreendimento, o número de vagas ofertadas aumentará significativamente ao passo que as lojas do local sejam inauguradas. Para contribuir com a ocupação das vagas com mão de obra da região, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pacajus, Roberto Cariri, conta que a cidade oferece o Qualifica Pacajus. 
“O projeto prepara balconistas, vitrinistas, operadores de caixa, pessoas para o setor de manutenção, limpeza e portaria, por exemplo. Temos capacidade de formar 2.500 pessoas em mais de 40 funções. Os lojistas investidores poderão contratar mão de obra local para as os postos de emprego”, afirma.