quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Sobral sedia o XIII Encontro Mestres do Mundo, a partir desta quarta,4


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realiza a décima terceira edição do Encontro Mestres do Mundo, de quatro a sete de dezembro, em Sobral. Uma produção do Instituto Assum Preto, parceria da Prefeitura de Sobral e das secretarias municipais e apoio do Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional e da Comissão Cearense de Folclore.

Com entrada gratuita, o evento busca promover experiências de vivência e intercâmbio com mestres da cultura e traz uma programação variada, com feiras de artesanato, apresentações artísticas, simpósios, aulas-espetáculo, exposições, mostras, danças e gastronomia, dentre outros.

O evento vai reunir setenta e oito mestres e mestras vivos da cultura, treze grupos e três coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional e do patrimônio imaterial do Estado do Ceará.
Segundo Fabiano Piúba, da Secult, o evento compõe uma política de patrimônio cultural, pioneira no Brasil.

Com o tema “Construindo Resistência entre Girassóis e Mandacarus”, o Encontro vai ter atrações regionais, nacionais e internacionais.

Como parte de uma ampla programação de início do Encontro, a abertura oficial vai ser comandada pelo Secretário da Cultura, Fabiano Piúba. Em seguida a programação segue com as apresentações artísticas.

Para o secretário Fabiano Piúba, o evento também promove um ganho importante para a educação através do conhecimento cultural, além de ter uma ligação importante com o turismo.

Em 2017, o Encontro recebeu em o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN, pela sua importância na preservação e difusão do patrimônio imaterial cearense.