quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Prefeitura de Fortaleza inaugura sede própria do CAPS AD 24h da Regional II

A Prefeitura de Fortaleza entrega, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) 24 horas da Regional II. A solenidade ocorre nesta quarta-feira (04/12), às 9 horas, e contará com a presença do prefeito Roberto Cláudio, da titular da SMS, Joana Maciel, do coordenador das Redes de Atenção Primária e Psicossocial, Rui de Gouveia, dentre outros gestores.

Fortalecendo as políticas públicas e a restruturação dos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Fortaleza, a Prefeitura entrega mais uma sede própria de Caps AD, com funcionamento 24 horas por dia e leitos de acolhimento noturno para estabilização de crises psiquiátricas e de abstinência. A unidade contará com uma equipe multiprofissional completa, formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, assistente social, entre outros profissionais que auxiliam o acompanhamento dos pacientes.

Com uma área total de 1.408,76 m², a nova sede conta com quatro consultórios de atendimento individual, farmácia, enfermaria, quatro dormitórios, área de atividade coletiva, espaço de convivência, refeitório, auditório, entre outros ambientes. Visando à ampliação do atendimento e melhoria do dos serviços ofertados aos usuários, a unidade tem capacidade para realizar cerca de 2 mil atendimentos por mês.  

O Caps AD tem perfil de atendimento voltado para pessoas que sofrem com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, tendo como propósito de acolher, atender e acompanhar efetivamente o itinerário terapêutico intersetorial do usuário e seus familiares, além de promover estratégias de redução de danos e reinserção social, por meio de ações integradas com as diversas políticas relacionadas ao combate do consumo de substâncias alucinógenas e entorpecentes.