quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Praças do Ferreira, Portugal e Luiza Távora serão palcos do Ceará Natal de Luz neste fim de semanaEu


A 23ª edição do Ceará Natal de Luz segue com programação gratuita para os fortalezenses aproveitarem o clima de confratenização deste fim de ano. Entre os dias 6 e 8 de dezembro, feira criativa, atrações infantis e da cultura popular, música brasileira e erudita dão o tom ao evento natalino na Praça do Ferreira, no Centro, e nas Praças Portugal e Luiza Távora, na Aldeota. As atividades e os espetáculos acontecem entre 16h30 e 20 horas.

Praça do Ferreira

A Praça do Ferreira é o palco tradicional das apresentações do Coral da Luzàs 18h, e da Casa do Papai Noel, aberta de 16h30 às 20h, ambas diariamente. A novidade deste ano é que, de sexta-feira a domingo, a praça se transforma em um Mercado de Natalentre 16h30 e 20h. Com programação diversificada, a feira criativa une decoração natalina, música, gastronomia e artesanato. São 30 estandes, apresentações no coreto e shows de artistas locais.

Na sexta-feira (6), para animar o público, Carlinhos Patriolino fará show, às 19h, com clássico de CartolaPixinguinha, Baden Powell entre outros. No sábado (7), no mesmo horário, será a vez do espetáculo do grupo Pifarada Urbana, com repertório de melodias nordestinas, típico de bandas cabaçais do sul do Ceará.

Já no domindo (8), o Mercado de Natal trará o show de Cristiano Pinhoàs 19h, encerrando a programação do fim de semana no local. O multi-instrumentista, que trabalhou com Fagner, Kátia Freitas, Fausto Nilo, Amelinha, Ednardo e Dominguinhos, evidenciará a influência do rock em seu trabalho autoral, experimentando releituras da música nordestina.

Praça Portugal
A programação do Ceará Natal de Luz na Praça Portugal terá emoção e diversão para toda a família. No sábado (7), o tecladista cearense David Valente, que desenvolveu habilidades com os pés por conta de sua deficiência físico-motora congênita nas mãos, fará show com repertório de músicas de sucessos nacionais e internacionais, ao lado das cantoras líricas, Esther Fontenelle e Adrianne Moreno.
Em seguida, às 18h30, será a vez do espetáculo ‘Folia do Divino Santos Reis’, da Carroça de Mamulengos, inspirado nas folias do Centro-Oeste e Sudeste e nos reisados do Cariri cearense, com bonecos e teatro de sombras. Para encerrar a noite, o Coral M. Dias Branco e o Grupo Vocal Tarantella serão as atrações, às 19h30, com repertório eclético, da música gospel à regional, da MPB à balada.
No dia seguinte (domingo), o jovem acordeonista Nonato Lima, músico da nossa terra, participará do Ceará Natal de Luz. Abrindo a programação às 17h30, ao lado do pianista Thiago Almeida e do baixista Iury Batista, o show contará com músicas de vários gêneros, como choro, forró, frevo, valsa e jazz, costurados à improvisação e à brasilidade, características da autenticidade do nosso talento cearense.
Às 18h30, a Companhia Sobre Rodas, da Associação Elos da Vida,  irá apresentar coreografias intituladas ‘Amor maior’, inspiradas no aprendizado da força eterna do amor. Em seguida, é a vez da Bliz Intervenções animar a noite com apresentação de ‘O Natal real’, com o Rei e a Rainha do gelo. No enredo, eles mostram a importância de aquecer os corações de todos adultos e crianças, driblando a possibilidade das pessoas se tornarem frias como o gelo. 
Orquestra Popular do Nordeste (da Universidade Estadual do Ceará – Uece) fechará a noite, às 20 horas, com apresentação dirigida por Pedro Madeira. No show, o grupo fará uma síntese entre a música erudita e a apreendida pela prática da música popular brasileira e promete surpreender o público com a originalidade dos arranjos e a performance musical dos componentes.

Praça Luiza Távora
Nesta 23ª edição, o Ceará Natal de Luz traz o tema ‘Criança é luz para o mundo’.Por isso, a Praça Luiza Távora, neste fim de semana (7 e 8), a partir de 17h, e a Praça Cristo Redentor, no próximo fim de semana, apresentarão programação específica para o público infantil.
Além das atividades nas praças, nesta sexta-feira (06), acontecerá uma sessão especial no Cineteatro São Luiz, às 14h30, para as crianças do Coral da Luz, de escolas públicas e de organizações sociais. Será o espetáculo “Ópera de uma Família Brincante”, com a Carroça de Mamulengos.
Toda estas ações são uma articulação da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Fortaleza e dos Gabinetes das Primeiras Damas do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, reafirmando o Ceará Natal de Luz como um potente ator de transformação do presente, através da arte e da cultura.
Na Praça Luiza Távora, neste sábado (7), haverá recreação, pintura de rosto e brincadeiras, com o professor de educação física, Tio Viana, que trará um repertório de contação de histórias e brincadeiras, às 17 horas, iniciando a programação. Em seguida, haverá oficina de circo, malabares e perna de pau e uma apresentação circense, às 18 horas, além do espetáculo do Grupo Folia de Roda, com repertório do xote ao frevo, do maracatu ao samba e do baião à ciranda, reafirmando a leveza e alegria de ser criança.
Às 19 horas, o Boi Juventude reunirá brincantes em torno da tradição cultural do bumba-meu-boi e o Reisado Nossa Senhora da Saúde apresentará para as crianças a tradição típica desta época natalina que resiste na nossa cidade, em diversos bairros. Encerrando a noite, às 20 horas, o grupo Vitrola Nova, coral cênico que já se apresentou para mais de 3 mil pessoas no Teatro Dragão do Mar, fará show com trabalho vocal e cênico-corporal.
No domingo, a programação começará às 17 horas, com recreação, com Tio Viana, acompanhadas das oficina de circo e, às 18 horas, do grupo Aquarela, com música, teatro e dança, unindo as linguagens numa grande festa. O grupo musical Folia de Roda voltará a se apresentar neste dia e o Pastoril Pirambuàs 18h30, colocará seus brincantes com o bumba-meu-boi para animar as famílias com dança folclórica.
Reisado Brincantes Cordão de Caroá, movimento da tradição popular que realiza o Dia de Reis nos Jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, antecederá, às 19h30, a última atração, Camerata da UFC. Às 20 horas, este conjunto do Instituto de Cultura e Arte da universidade, sob direção das professoras doutora Liu Man Ying (violino e viola) e mestre Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo), encerrará com música erudita este momento organizado especialmente para levar diversidade ao público infantil no Ceará Natal de Luz. 

Parceiros
A 23ª edição do Ceará Natal de Luz é realizado pela CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sistema Verdes Mares, do Grupo Edson Queiroz, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.