quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Leônidas Cristino comemora: Sobral é tricampeã em qualidade na educação no país


O deputado Leônidas Cristino saudou nesta terça-feira, na Câmara, a conquista realizada por Sobral, pela terceira vez, em 2019, do 1º lugar no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado este mês em sua terceira edição. Com índice IOEB 6,6, o município cearense lidera entre os 4.909 municípios brasileiros avaliados. 

Leônidas Cristino destacou que o indicador demonstra que Sobral está evoluindo, pois na segunda edição do IOEB o município estava com 6,2 e na primeira 6,1.

Esta edição mostrou que 17, 24% dos municípios não avançaram em índice de qualidade da educação. Nesta terceira avaliação, feita de dois em dois anos, São Paulo teve IOEB de 5,4 e Brasília 5. A média nacional do IOEB é de 4,71. Ficaram abaixo da média 71% dos municípios, concentrados nas regiões Norte e Nordeste. Entre os 10 primeiros no IOEB 2019, seis são do Ceará.

Conforme explica o deputado, na sua avaliação o IEOB leva em conta escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil. Também são considerados a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais do ensino fundamental, nota no IDEB dos anos finais do ensino fundamental e a taxa líquida de matrícula do ensino médio.

“No critério IDEB Sobral se distingue com a melhor nota nacional”, informa Leônidas Cristino. O IOEB foi criado em 2015 para ir além dos indicadores oficiais de aprendizagem dentro da sala de aula, com o objetivo de ser uma ferramenta para auxiliar na atuação de líderes em prol da educação brasileira.

A ideia, segundo o parlamentar, é estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo ecossistema da educação. Com efeito, alguns municípios já aplicam a metodologia do IDEB no seu planejamento escolar. A ferramenta serve para identificar os pontos fracos, os que merecem maior investimento para elevar a base, eliminando desníveis.

“Sobral escolheu o caminho de investir no capital humano porque é um fator central do crescimento sustentável e da redução da pobreza. Sabe-se que os benefícios desta opção política levam tempo para se materializar, se comparados com a pavimentação de ruas, construção de estradas e pontes, de impacto imediato na vida das pessoas e na economia”, afirmou o deputado.

“Esta revolução libertadora do povo, de forma pacífica, foi iniciada na gestão Cid Gomes prefeito, entre 1997 a 2004”, observa Leônidas Cristino. “O processo continuou em evolução quando fui prefeito (2005-2010), mantido em melhoria gradual na gestão de Veveu Arruda, e agora avança com o prefeito Ivo Gomes”, ele acrescenta ao lembrar que Ivo Gomes foi o primeiro secretário de Educação quando Cid foi prefeito.

Segundo Leônidas Cristino, esta é uma vitória de toda sociedade sobralense. “É uma conquista da comunidade das escolas rurais, da periferia urbana e do centro, que asseguram os mesmos indicadores de qualidade, de modo igualitário. Todos estão de parabéns pela excelência no desempenho. A equipe gestora da Educação é vencedora deste torneio de transformação de vidas e construção de bem-estar social, liderado pelo prefeito Ivo Gomes”.