quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Dois mil presos do Ceará vão fazer o ENEM; Secretaria de Educação promove aulões preparatórios para o ENEM PPL 2019

Em 2019, quase dois mil detentos estão inscritos para a avaliação do o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL 2019). 

Para isso, foram iniciados os aulões preparatórios no sistema penitenciário do Ceará, envolvendo 24 professores, em uma parceria da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

São 22 unidades prisionais recebendo aulas preparatórias desde o dia 18 de novembro, com término previsto para 6 de dezembro. As provas vão ser realizadas nos dias 10 e 11 do mesmo mês.

Do total de inscritos, 1.690 são oriundos da Região Metropolitana de Fortaleza e 300 do interior do Estado. Em 2018 foram 1.134 participantes.

O assessor educacional, Rodrigo Moraes, acredita que o grande mote do programa é ajudar no processo de ressocialização dos apenados à sociedade.

A coordenadora da escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Brena Reis, vê os aulões como uma grande oportunidade para os internos na busca de um ensino superior.

A frequência de um apenado no ensino superior depende, contudo, da aprovação de um juiz. A Justiça analisa caso a caso e julga a possibilidade, dada a situação da pena do indivíduo.