quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Consórcio Nordeste: governadores apresentam potencialidades da região a empresários alemães


No quarto dia da missão oficial na Europa, os governadores do Nordeste participaram, em Berlim, de evento empresarial organizado pela Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK), entidade que congrega associações e grupos relacionados ao setor industrial alemão e responsável pela representação de 100 mil empresas privadas, juntamente com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). 

O evento faz parte da articulação internacional do Consórcio Nordeste para atrair investidores e ampliar o fluxo de negócios na região

“Apresentamos as potencialidades da nossa região, assim como fizemos para empresários na França e na Itália. Seguimos firmes na busca por novas parcerias comerciais para estimular nossa economia, gerar mais empregos e melhorar a vida da população”, disse o governador Camilo Santana, que citou ainda os recentes investimentos em tecnologia que o Ceará e o Nordeste vêm realizando.


Ceará-Alemanha

Até outubro deste ano, o estado do Ceará exportou 57 milhões de dólares para a Alemanha, sendo o quinto principal destino das exportações cearenses. Entre os produtos estão eletrogeradores, castanha de caju, cera de carnaúba e couro. No mesmo período, o estado importou 69 milhões de dólares, com destaque a insumos para a indústria metal-mecânica, plásticos, resinas e máquinas.

No turismo, a Alemanha é o terceiro país emissor de turista internacional para o Ceará – França e Itália aparecem em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Com a conclusão da expansão do Aeroporto de Fortaleza pela empresa alemã Fraport, que detém a concessão do equipamento, a tendência é de a movimentação de turistas estrangeiros continue crescendo no Ceará.

As relações comerciais entre Ceará e Alemanha também são destaque na área da segurança pública. Recentemente, o Estado adquiriu dois helicópteros da empresa alemã Airbus, que permitiu ao Ceará alcançar a terceira maior frota de aeronaves policiais do Brasil. Além disso, o Governo do Estado comprou três viaturas do tipo Autoescada Mecânica Magirus, da alemã Magirus-Deutz, que vão reforçar a atuação do Corpo de Bombeiros.

Exportações e importações

A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás da China, Estados Unidos e Argentina. Durante a apresentação, o Consórcio Nordeste deu destaque principalmente a áreas integradoras, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP).

A participação europeia na corrente de comércio do Brasil em 2018 foi de 3,75%. Mais de 54% dos produtos brasileiros exportados para a Alemanha são industrializados, a exemplo de máquinas mecânicas, automóveis, máquinas elétricas e produtos farmacêuticos. Em relação às importações, 99% das mercadorias que o Brasil compra do país europeu são bens industriais.

Missão

O governador Camilo Santana retorna para Fortaleza na manhã desta sexta-feira (22). Participam da viagem também os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão).