quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Estudantes do curso de Direito da Uninta participam da Visita Cidadã Guiada ao TCE Ceará


O programa Visita Cidadã Guiada, do Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, recebeu nesta terça-feira (15/10), 32 alunos do curso de Direito Centro Universitário INTA (Uninta), de Sobral. Os estudantes foram recepcionados pelo servidor da Diretoria de Fiscalização de Transferências Voluntárias, Henrique Cardoso, que apresentou uma palestra sobre as funções e atividades desenvolvidas pelo órgão.

Cursando o 2º semestre de Direito, Douglas Nascimento frisou a importância de participar da iniciativa. “Ações como essa são essenciais para nossa vida acadêmica, porque podemos conhecer o TCE tanto na teoria quanto na prática, e entender um pouco sobre nossa atuação no mercado de trabalho”, afirmou. 

Após a palestra, os universitários foram encaminhados para acompanhar a sessão plenária, que acontece no Edifício 5 de Outubro. Na ocasião, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, deu as boas-vindas aos alunos. O diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo, conselheiro Alexandre Figueiredo, ressaltou que “uma visita como essa marca a vida profissional dos acadêmicos. A presença deles é muito importante para o Tribunal, pois trata-se de uma ocasião que proporciona um envolvimento muito grande entre o órgão e os alunos”.

Para a aluna do 3º período, é importante vivenciar, conhecer o comportamento das pessoas e o modo de agir nesse âmbito. “Estamos sempre atentos ao nosso desenvolvimento para o futuro. Essa visita técnica é interessante porque nos auxilia no momento de discernir se realmente estamos na área certa”, destacou.Os estudantes foram acompanhados pela professora de Direito Constitucional, Emanuela Guimarães. Segundo a educadora, o projeto é relevante não só para a carreira acadêmica e profissional, mas principalmente para a cidadania. “Conhecer as funções do Tribunal, as atribuições, o papel, e acompanhar o julgamento das contas públicas é essencial a qualquer cidadão. Então, aproximar a academia ao Tribunal de Contas é um dos papéis que nós pretendemos desenvolver”. 

Visita Cidadã Guiada 

O projeto Visita Cidadã Guiada tem como objetivo proporcionar aos estudantes de instituições de ensino médio e superior de todo o Estado a oportunidade de conhecer o órgão em sua estrutura e funcionamento, colocando em prática os conteúdos aprendidos na sala de aula. As visitas podem ser agendadas entrando em contato com o IPC pelo telefone (85) 3488.4855 ou pelo e-mail ipc@tce.ce.gov.br.