quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Ações voltadas à inovação evidenciam Juazeiro do Norte na Câmara Federal


Juazeiro do Norte foi centro das atenções, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nessa terça-feira, 08, durante o Seminário "Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis", realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos - CEDES - e pela Comissão de Desenvolvimento Urbano - CDU, ambos vinculados à Casa. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Michel Araújo, foi o único conferencista na esfera municipal.
É válido destacar que Juazeiro do Norte virou referência dentro e fora do país quando aprovou, no ano passado, a primeira Lei Municipal de Inovação no Brasil, com um Plano Diretor de Tecnologias e Cidades Inteligentes, obedecendo à norma ISO - Organização Internacional de Normalização que mede a inteligência das cidades - e ao Plano Nacional de Internet das Coisas - IoT, referente à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.
Na Câmara Federal, Michel Araújo apresentou o Projeto de Parceria Público-Privada com base na troca de 26 mil postes por LED, que deverá reduzir o consumo de energia em, pelo menos, 55%. Além disso, a nova iluminação pública viabilizará Wi-Fi e videomonitoramento nas ruas, dentre outros benefícios. Com a internet liberada, a população terá acesso a um aplicativo que facilitará, por exemplo, o agendamento de consultas e exames. A PPP está sob análise do Tribunal de Contas do Estado.