domingo, 29 de setembro de 2019

Primeiro Workshop Internacional do Ecossistema de Inovação do Cariri realizado em Juazeiro do Norte

Foto:Lino Fly
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, trouxe uma consultoria portuguesa para apresentar aos atores locais a expertise da União Europeia em interligar políticas de práticas inovadoras e de progresso regional. Nessa terça-feira, 24, A SPI, de Portugal, realizou o primeiro workshop de capacitação do Ecossistema de Inovação do Cariri, Kariri Valley. A atividade integra o Projeto INNOVA - AL, criado pela Comissão Europeia em parceria com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos - CELAC.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, esteve presente, ao lado do Coordenador do Programa de Inovação no Ceará, Oscar Nogueira. O tema em foco foi a especialização inteligente, principal abordagem estratégica para formação de política pública na UE, alicerçada na ciência, tecnologia e inovação. Canaliza recursos para setores em potencial, alavancando o desenvolvimento socioeconômico da localidade. No Norte de Portugal, por exemplo, uma aposta foi na Cultura e Moda, favorecendo os segmentos de Têxtil e de Calçados. Deu tão certo que os sapatos com designers diferenciados já competem até com os de marca italiana. Compartilhar experiências bem-sucedidas para estimular a cooperação internacional entre o Brasil e a Europa é o objetivo do INNOVA.
Este ano, o Projeto contempla, além do Ceará, Santa Catarina. Em 2018, foram o Pará, Pernambuco e Paraná. No Estado nordestino, a forte produção de vinho e uva, em Petrolina, foi potencializada a partir de treinamentos como o de combate às pragas. Produtores também estiveram na Hungria, referência mundial na vinicultura.
As potencialidades regionais do Ceará ainda serão definidas e discutidas nas próximas capacitações, em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza. Depois, haverá visita a regiões europeias "matching". Finalmente, será elaborado um conjunto de recomendações para políticas públicas de inovação e desenvolvimento regional no Estado. Em Juazeiro do Norte, destacam-se a indústria calçadista e o setor de Comércio e Serviço, responsável por 86% do PIB do município.

Cidade e Inovação 

"A percepção que nós temos é que Juazeiro do Norte está na vanguarda do movimento brasileiro de Cidades Inteligentes, tanto pelas ações desenvolvidas quanto pela visão de futuro da gestão pública e o interesse da iniciativa privada e da academia. Ou seja, há mobilização suficiente para estimularmos sua cooperação com a Europa", disse André Barbosa, da SPI. 
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o apoio e o incentivo do Prefeito, Arnon Bezerra, têm feito a diferença no trabalho, já reconhecido dentro e fora do país.
O Coordenador do Programa de Inovação no Ceará, Oscar Nogueira, afirmou que a cidade do Cariri está avançando, em ritmo acelerado, para se tornar uma cidade inovadora.