No próximo final de semana vai acontecer na Praia do Uruaú, no Município de Beberibe, o 3º Festival da Agulhinha, reunindo uma série de eventos durante o período de sua realização. A agulhinha é um dos pescados mais abundantes na costa marítima de Beberibe, fator motivacional para criação de um Festival que tem o objetivo de difundir o consumo da agulhinha pelos cearenses por se tratar de um pescado barato e de alto valor nutritivo, aumentar o fluxo de turistas nos períodos de baixa estação e capacitar a mão de obra local
O 3º Festival da Agulhinha é um evento da Associação dos Moradores do Uruaú, com apoio da Prefeitura Municipal de Beberibe, Sebrae /Ce e Associação dos Amigos da Praia do Uruaú-AMAPU. O primeiro Festival ocorreu no ano de 2017 e desde então vem sendo realizado na praia do Uruaú, conhecida por sua tradição pesqueira, sendo um dos grandes polos pesqueiros artesanais do litoral Cearense. O cenário da orla marítima do Uruaú é valorizado pelas velas de pano das jangadas..
Neste ano, o Festival começa na sexta-feira, com um Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável, tendo como palestrantes o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, e o Coordenador de Limpeza Urbana da Prefeitura de Fortaleza, Prof. Albert Gradvohl. Àinda na noite do dia 30/08, ocorrerá uma amostra da diversidade culinária, com a montagem de uma Arena Gastronômica, onde serão exibidas várias opções de pratos típicos do Festival. No dia 1/09, também ocorrerão atividades esportivas, ambientais e artesanais, além de cursos de formação de mão do obra local. No domingo, a tarde, vai ocorrer a 2ª REGATA DOS CAMPEÕES DO URUAÚ, reunindo mais de 20 Jangadas, numa competição que este ano promete ser muito acirrada.
Todo o trade turístico do local, formado por hoteleiros, donos de pousadas, bugueiros, barracas de praia, restaurantes e artesãos, está mobilizado para tornar esse evento um marco no calendário turístico do Litoral Leste do Estado.