domingo, 4 de outubro de 2026

Quaest em Pernambuco, votos válidos: Raquel Lyra, 52%; João Campos, 47% ​

Quaest em Pernambuco, votos válidos: Raquel Lyra, 52%; João Campos, 47%

Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (3), véspera do 1º turno, mostra como está a disputa pelo governo de Pernambuco. Raquel Lyra (PSD) aparece com 52% dos votos válidos e João Campos (PSB) com 47% (veja vídeo acima). 

Quaest em Pernambuco para governador, votos válidos — Foto: Arte/g1

O que são votos válidos? 

É a forma como o TSE divulga o resultado oficial das eleições. São os votos dados nos candidatos. Esse cálculo deixa de fora os votos em branco e nulos e abstenções. Para vencer no 1º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. 

Como a Quaest calcula os votos válidos? 

A Quaest leva em consideração as intenções de voto da pesquisa e o perfil de comparecimento para estimar os votos válidos. É o modelo likely voter, que considera eleitores com maior propensão a votar. 

O levantamento foi encomendado pela Globo e ouviu 2.652 eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-09665/2026. 

Veja agora o resultado com os votos totais, incluindo votos em branco, nulos e eleitores indecisos. 

  • Raquel Lyra (PSD): 47% (eram 42%);
  • João Campos (PSB): 43% (eram 42%);
  • Ivan Moraes (PSOL): 1% (era 1)%;
  • Victor Assis (PCO): 0% (era 0%);
  • Professora Camila (UP): 0% (era 0%);
  • Renan Hallais (Missão): 0% (era 0%);
  • Guilherme Fonseca (PSTU): 0% (era 0%);
  • Indecisos: 1% (eram 10%);
  • Branco/nulo/não vai votar: 8% (eram 5%).

Veja agora a pesquisa espontânea, em que os eleitores respondem sem ter acesso a uma lista de candidatos. 

Esses resultados ajudam a medir o grau de consolidação do voto. Quanto maior o número de indecisos na véspera, menos consolidado está o voto e maior a possibilidade de mudanças em relação ao resultado de domingo. 

  • Raquel Lyra: 42% (eram 35%);
  • João Campos: 36% (eram 30%);
  • Ivan Moraes: 1% (era 1%);
  • Renan Hallais: 0% (era 0%);
  • Victor Assis: 0% (era 0%);
  • Guilherme Fonseca: 0% (era 0%);
  • Professora Camila: 0% (era 0%);
  • Professor Jeremias do Banco (Democrata): 0% (era 0%);
  • Outros: 0% (era 0%);
  • Indecisos: 15% (eram 32%);
  • Branco/nulo/não vai votar: 6% (eram 2%).

Entre os eleitores que declaram voto em um candidato, 88% dizem que a decisão é definitiva. Outros 12% afirmam que ainda podem mudar de ideia. 

  • Escolha é definitiva: 88% (eram 80%)
  • Pode mudar: 12% (eram 20%)
  • Não sabe/não respondeu: 0% (eram 0%)
  • Muito interessado: 46% (eram 36%)
  • Pouco interessado: 34% (eram 40%)
  • Nada interessado: 19% (eram 23%)
  • Não sabe/não respondeu: 1% (eram 1%)

A Quaest simulou também cenários de 2º turno. Veja os números: 

  • Raquel Lyra: 47% (eram 44%);
  • João Campos: 44% (eram 44%);
  • Em branco/nulo/nenhum: 7% (eram 5%);
  • Indecisos: 2% (eram 7%).


.