sexta-feira, 25 de setembro de 2026

Datafolha no Ceará: Ciro tem 44% das intenções de voto; Elmano tem 43%

Ciro Gomes; Elmano de Freitas; eleições 2026; Governo do Ceará — Foto: Sistema Verdes Mares

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (25) com as intenções de voto para o Governo do Ceará mostra o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) com 44% das intenções de voto, no 1º turno, contra o atual governador, Elmano de Freitas (PT), que aparece com 43% das intenções de voto. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Os números são do cenário estimulado - aquele em que o nome dos candidatos é apresentado aos eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Esta é a terceira pesquisa divulgada pelo Datafolha para o Ceará desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, e da propaganda eleitoral gratuita, no dia 28 daquele mês. A última pesquisa Datafolha havia sido divulgada no dia 18 de setembro. Na última pesquisa, Ciro aparecia com 47% contra 40% de Elmano. 

Foram entrevistadas 1.204 pessoas entre os dias 22 e 24 setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal "O Povo" e registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-00198/2026.

Confira os números abaixo:

Veja os números no cenário estimulado:

Cenário estimulado é aquele em que o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor pelos entrevistadores. Confira os números:

  • Ciro Gomes (PSDB): 44% (-3)
  • Elmano de Freitas (PT): 43 (+3)
  • Vera Lúcia (Novo): 1% (-1)
  • Delegado Huggo (Missão): 1% (=)
  • Danilo Soares (Democrata): 0% (-1)
  • Ieri Braga (PCO): 0%
  • Serley Leal (UP): 0%
  • Zé Batista (PSTU): 0%
  • Branco/Nulo/Nenhum: 6% (=)
  • Não sabe: 5% (+2)

Veja os números no cenário espontâneo:

Cenário espontâneo é aquele em que o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor, portanto, o eleitor cita de cabeça. Ciro e Elmano aparecem tecnicamente empatados, conforme a margem de erro de 3 pontos. Entre os nomes citados, o resultado é:

  • Elmano de Freitas (PT): 34% (+4)
  • Ciro Gomes (PSDB): 31% (-2)
  • PT/Candidato do PT: 1% (=)
  • Outras respostas: 5% (=)
  • Em branco/nulo/nenhum: 4% (-1)
  • Indecisos: 25% (-2)

Veja os cenários de segundo turno:

A pesquisa Datafolha também testou as intenções de voto em um eventual segundo turno entre Ciro e Elmano. Confira:

  • Ciro Gomes (PSDB): 48% (-3)
  • Elmano de Freitas (PT): 46% (+3)
  • Em branco/nulo/nenhum: 4% (+1)
  • Não sabe: 2% (=)

A pesquisa Datafolha também perguntou qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum no 1º turno. Confira os números:

  • Elmano de Freitas (PT): 34% (-3)
  • Ciro Gomes (PSDB): 29% (=)
  • Zé Batista (PSTU): 18% (-1)
  • Delegado Huggo (Missão): 17% (-3)
  • Danilo Soares (Democrata): 16% (+1)
  • Vera Lúcia (Novo): 15% (-2)
  • Ieri Braga (PCO): 12% (=)
  • Serley Leal (UP): 11% (=)
  • Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 5% (+3)
  • Rejeita todos/não votaria em nenhum: 2% (=)
  • Não sabe: 10% (+3)
.