A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, nesta terça-feira (30/06), a cerimônia de entrega da Medalha Edson Queiroz ao senhor José Alves de Oliveira, conhecido como Zenir, fundador da Zenir Móveis e Eletros. O evento atendeu a requerimento do deputado Marcos Sobreira (PSB), com subscrição do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e do deputado Simão Pedro (PSD).
De origem humilde, Zenir deixou a lavoura aos 14 anos para trabalhar ao lado do tio em uma loja de móveis. Fundou o próprio negócio no ano de 1992, cujo sucesso fez ser reconhecido como uma das maiores redes de varejo do Nordeste. A contribuição dele ao desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará foi a razão para o recebimento da Medalha Edson Queiroz, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Casa, destinada a personalidades que contribuem para o crescimento do Estado no ramo do empreendedorismo.
Mesa da solenidade, composta pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Iguatu, vereador Alisson Barreto; o ex-deputado estadual Ferreira Aragão; o homenageado José Alves de Oliveira; o deputado Marcos Sobreira e o deputado Simão Pedro - Foto: Alex Costa
O deputado Marcos Sobreira, requerente da solenidade, presidiu a mesa do evento e ressaltou a importância do empresário para a região Centro-Sul do Ceará. “É muito orgulho ver alguém sair lá de Jucás e prosperar, gerar renda e oportunidades. A Zenir conseguiu crescer sem colocar o pé fora no Ceará, com coragem e arrojamento de investir no nosso Estado. Nós não só exportamos talentos, mas damos condição dos empresários existirem e crescerem”, celebrou o deputado.
Deputado Simão Pedro (PSD) - Foto: Alex Costa
Subscritor da sessão solene, o deputado Simão Pedro (PSD) destacou os desafios que um empreendedor enfrenta e parabenizou o homenageado pelo êxito. “O empresário tem muitos momentos de angústia, mas Zenir foi um cara que driblou gerações. A rede de lojas é uma das principais arrecadadoras de impostos do Ceará, então nada mais justo que uma medalha tão importante como essa, que leva o nome de um grande empresário do nosso Estado”, pontuou.
O homenageado, condecorado com a Medalha Edson Queiroz, José Alves de Oliveira, falou sobre o orgulho e a gratidão pelas conquistas como empresário e fez uma retrospectiva dos primeiros desafios de sua vida. “Sou filho de agricultor. Meus pais criaram os 10 filhos com muita dignidade. Trabalhei dos sete aos 14 anos na roça e vim adolescente para Iguatu estudar e trabalhar na loja com meu tio, Toda vida eu fui entusiasmado”, relembrou o homenageado.
Empresário José Alves de Oliveira (Zenir) - Foto: Alex Costa
O empresário enfatizou os valores da humildade, respeito e simplicidade que o fizeram chegar até esse momento da vida e prospectou o futuro da Zenir, que pretende chegar a 100 lojas abertas até 2032, ano em que a rede completa 40 anos. “Uma das maiores alegrias da minha vida é quando estou abrindo uma loja. Nossa empresa hoje é uma empresa cearense que começou fortalecendo o interior e só depois chegou à capital. O sucesso da Zenir não foi só meu, nem dos meus filhos, é de todos. Todos deram sua contribuição para o sucesso”, comemorou e agradeceu.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Mauricio Filizola, falou sobre a importância do reconhecimento de Zenir, por se tratar de um empresário que é inspiração para muitos outros. “É especial quando honramos quem empreende no nosso Estado. Nós temos que valorizar os empresários locais. Essa Casa deve continuar valorizando aquele que aqui nasceu e que começou sua empresa no nosso Estado”, endossou o presidente.
Os filhos de José Alves de Oliveira (Zenir) também falaram sobre a admiração pelo pai e o orgulho pela honraria. “O tanto que ele cresceu vindo de onde vem e continuar o mesmo é para poucos. Ele é digno de tudo isso”, avaliou Alex Oliveira. Em seguida, o irmão dele, Allan Oliveira, falou sobre a experiência de ter acompanhado o pai desde cedo. “Com aproximadamente 12 anos eu e o Alex começamos a participar. Foi dessa vivência que criamos gosto e a entender o que nosso pai estava construindo. Amo demais o senhor e sempre estaremos ao seu lado”, concluiu.
Ex-deputado Ferreira Aragão - Foto: Alex Costa
O ex-deputado estadual Ferreira Aragão, presente na solenidade, evidenciou a relevância da medalha, concedida somente uma vez por ano e exaltou o empresário como líder de sucesso. “Essa medalha é entregue a um homem solidário, que gera emprego e não para de crescer. Parabéns Zenir, você é merecedor”, parabenizou. Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Iguatu, vereador Alisson Barreto, falou da amizade com o homenageado e relembrou a abertura da primeira filial da rede no município de Campos Sales. “Zenir nunca esquece de onde veio. A família de Zenir faz parte da nossa história e da nossa comunidade”, homenageou o vereador.




