O presidente da Câmara Municipal de Baturité, vereador João Paulo, deve se filiar ao PT. Ele é visto como possível sucessor do prefeito Herberlh Mota.
O futuro político de Herberlh está ligado à reeleição do governador Elmano de Freitas. Em caso de vitória, poderá ocupar espaço no secretariado estadual. Hoje, Herberlh é considerado uma das principais lideranças do Maciço de Baturité, com influência em oito municípios da região.
