segunda-feira, 25 de maio de 2026

Quixeramobim cria Lei da Inovação e aposta em tecnologia para atrair investimentos


 O município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, deu mais um passo na estratégia de modernização da economia local. O prefeito Cirilo Pimenta (PSB) sancionou a Lei nº 3.395/2026, que estabelece medidas de incentivo à inovação, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico no Município.


A proposta, aprovada pela Câmara Municipal, foi encaminhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e tem como objetivo criar um ambiente mais favorável para o surgimento de novos negócios, atração de investimentos e fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade.


A informação foi confirmada neste domingo (24) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Afrânio Feitosa.


Município quer se consolidar como referência em inovação

Segundo o secretário, a nova legislação representa um marco para o desenvolvimento econômico de Quixeramobim e posiciona o município como uma referência regional na promoção da ciência, tecnologia e inovação. De acordo com Afrânio Feitosa, a iniciativa foi estruturada com foco no desenvolvimento sustentável, na valorização do conhecimento científico e na criação de oportunidades para a população.


“A sanção da lei fortalece o compromisso do Município com a inovação e cria condições para ampliar investimentos em áreas estratégicas, estimulando o crescimento econômico e a geração de oportunidades”, destacou.


Parcerias e novos investimentos estão entre os objetivos

A gestão municipal informou que a legislação estabelece mecanismos para fortalecer parcerias entre o setor público, a iniciativa privada, instituições de ensino e centros de pesquisa. A expectativa é que a medida facilite a implantação de projetos inovadores, incentive o empreendedorismo e amplie a competitividade do Município em setores ligados à tecnologia e à economia do conhecimento.


Além disso, a nova política pretende estimular a criação de soluções voltadas para desafios locais, promovendo avanços em áreas estratégicas e contribuindo para a modernização dos serviços e da atividade econômica.


Desenvolvimento sustentável e geração de oportunidades

Com a sanção da Lei da Inovação, a Prefeitura de Quixeramobim espera ampliar as condições para o surgimento de novos empreendimentos, fortalecer a pesquisa científica e atrair investimentos capazes de gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável. A iniciativa integra a estratégia da administração municipal de diversificar a economia local e preparar o Município para os desafios da transformação tecnológica, criando um ambiente mais competitivo para empresas, pesquisadores e empreendedores.

.