sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Elmano e Aldigueri fecham acordo com empresários para instalar fábrica de calçados em Granja


O governador Elmano de Freitas (PT) autorizou a criação de um galpão industrial e a concessão de incentivos para a instalação de uma fábrica de calçados no município de Granja. A expectativa é de que o empreendimento gere 810 empregos diretos na região.

A articulação para a implantação da unidade contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB), e do prefeito de Granja, Anílbal Filho (PT). O projeto prevê o início das obras do galpão em até 45 dias, com a entrada em operação programada para até dezembro de 2026.

A fábrica será instalada pela Mallei Calçados, com investimento inicial estimado em R$ 24 milhões. A empresa produzirá para 27 marcas nacionais e atuará no modelo private label, fabricando para grandes grifes como Colcci, Cavalera, Ramarim e Acostamento.

Especializada na produção de sandálias e chinelos de borracha, a Mallei atua com foco em conforto, estilo e sustentabilidade, atendendo o mercado com produtos voltados para diferentes públicos. Para viabilizar a operação no município, a empresa firmará parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceara (Fiec) para capacitação e treinamento de trabalhadores em diversas funções.

Em agosto de 2025, empresários da companhia, com sede no Rio Grande do Sul, estiveram em Granja para conhecer a estrutura local e discutir a viabilidade da instalação da unidade. A chegada do empreendimento é considerada um projeto estratégico para o Município. O prefeito Anibal Filho destacou, à época, que a instalação da fábrica representa um avanço significativo para a economia local, com geração de emprego e fortalecimento da cadeia produtiva.

Com a nova planta industrial, Granja amplia sua base econômica e reforça a estratégia de interiorização do desenvolvimento no Ceará, atraindo investimentos para além da Região Metropolitana de Fortaleza.

.