quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Baixio comemora 10 anos sem mortes; outros 16 municípios não registram assassinatos


O município de Baixio, localizado a cerca de 415 km de Fortaleza, destacou-se por não registrar crimes violentos como homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte em 2025, mantendo um histórico de tranquilidade que perdura há uma década. O último homicídio ocorrido na cidade foi registrado em outubro de 2010.

Outros municípios onde não foram registrados homicídios são: Abaiara, Antonina do Norte, Caririaçu, Granjeiro e Penaforte, na região do Cariri; além de Alcântaras, Deputado Irapuan Pinheiro, Ereré, Guaramiranga, Hidrolândia, Ipaumirim, Moraújo, Palhano e Umari. Os dados são da Polícia Forense.

Em Quixeramobim, foram registrados cinco homicídios, mas sem atuação de facções criminosas. “A cidade é pacata, tem um povo trabalhador”, diz o prefeito Cirilo Pimenta, que comemora a chegada do mês de fevereiro contabilizando seis meses sem homicídios.

Por que não são registradas mortes nesses 16 municípios do interior cearense? A resposta tem explicações simples: baixo consumo de bebida alcoólica, bom nível de escolaridade e emprego. Outro fator importante é que os programas sociais funcionam e são fiscalizados.


.