O Programa Auxílio Catador (PAC), iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), está com inscrições abertas até o próximo sábado (10).
Trabalhadores e trabalhadoras vinculados a associações ou cooperativas de reciclagem podem se inscrever para a seleção, que disponibiliza 3.655 vagas. O Programa garante apoio financeiro correspondente a ¼ do salário mínimo para catadores e catadoras que atuam na coleta seletiva.
Atualmente, a ação está presente em 135 municípios, contemplando 122 associações de catadores e catadoras. O PAC já viabilizou a coleta de 117 mil toneladas de materiais recicláveis e recebeu R$ 65 milhões em investimentos do Governo do Estado.
A iniciativa assegura o pagamento por serviços ambientais de coleta seletiva aos trabalhadores que comprovem a coleta mensal de 500 quilos de material reciclável. Coordenador de Mudança do Clima da Sema, Wilker Sales destaca os critérios para participação e como as inscrições podem ser realizadas.
